x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 70

Pagamento em Garantia de um Produto com Defeito

Maria de Fatima Miguel

Maria de Fatima Miguel

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 11:04

Poderia me ajudar, trabalho em um comercio varejista, onde foi vendido um produto que deu defeito na aplicação, o fabricante foi e viu que era defeito mesmo, nos orientou a dar outro produto para ele, onde emitimos uma nota de remessa de bonificação, e na sequencia ele efetuou a transferencia bancaria para a conta da empresa no mesmo valor da remessa de bonificação como pagamento dessa operação.
Porem acredito que esteja faltando algum documento fiscal ou contabil que suporte essa transferencia feita, alguém sabe me dizer como proceder?

Grata
Fátima

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 14:10

Boa Tarde

Deixa ver se entendi:
Varejista vendeu ao consumidor final;
Consumidor apontou defeito e fabricante confirmou;
Varejista fez a troca ao consumidor;
Varejista emitiu uma nota de bonificação para o fabricante;
Foi depositado o valor da nota de bonificação para o fabricante.

Na minha opinião a operação correta:
Venda a consumidor final apresenta defeito;
Varejista emite nota fiscal de entrada como devolução;
Varejista emite nova nota com o equipamento perfeito (se houve o pagamento está nota sai livre de débito);
Varejista emite nota de devolução ao fabricante;
Fabricante emite nova nota de venda ao varejista (se houve o pagamento está nota sai livre de débito).

Abç



Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.