x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 437

Imposto de Renda Aposentadoria com desconto de honorarios

Adriane

Adriane

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 14:09

Boa tarde colegas, tenho um cliente que trabalha em empresa, mas encaminhou e se aposentou em 2020 mesmo, não vou lançar em RRA pois recebeu apenas dois meses acumulados dentro do mesmo ano de 2020, dessa forma consta todo o valor recebido do INSS no informe em rendimentos tributáveis. Estou na duvida se neste caso posso descontar os honorários advocatícios desses rendimentos?

candida

Candida

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 09:18

Bom dia,
também tenho um caso assim de aposentadoria em 2019, porém o advogado viu em 2020 e o cliente acabou recebendo somente em 2020, ele entrou com pedido de aposentadoria especial através da justiça, foi concedida a aposentadoria mensalmente.
ainda continuo com dúvida se posso abater os honorários desse valor recebido do INSS, porque não são atrasados e sim aposentadoria normal, ganho mensal. o advogado cobrou 2 benefícios e 305 quando receber os atrasados.
o que tenho é o informe de rendimentos normal do INSS, contrato do advogado e recibo do valor pago, carta de concessão de aposentadoria .
caso desconte os honorários isso é o suficiente caso cair na malha da receita? porque me falaram que é certo que vai cair em malha...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.