Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 23

acessos 25.685

Erro Validação Sped ECD

EDUARDO CRUZ

Eduardo Cruz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 09:39

Bom dia Pessoal, 

     Estou tentando validar um SPED ECD de uma empresa que houve alteração no plano de contas, o de/para foi feito correto, porém o validador está acusando o seguinte erro " A conta xxx possui natureza 04 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 03 da conta xxx na ECD atual".

Alguém consegue me ajudar?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 10:18

Bom dia Eduardo!

Sim esse problema é o seguinte

Tem que verificar se foi ou não encerrado o balanço anterior, se NAO FOI você tem que iniciar as contas com os saldos nas contas de despesas e receitas. 
O que deve estar acontecendo é que sua ECD tem as contas de RESULTADO relacionadas a conta de PATRIMONIO LIQUIDO antes era possível fazer isso mas agora esta validando!
Duas formas para corrigir isso, na ECD ANTERIOR encerrar e fechar os saldos de RESULTADO ou você ao iniciar os saldos informar SALDOS nessas contas!

Qualquer duvida fico  a disposição no email!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
EDUARDO CRUZ

Eduardo Cruz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 10:24

Jose,

   O balanço está encerrado.

Realmente minha ECD possui contas de Resultado (no sped anterior) que agora estão como PATRIMONIO LIQUIDO e nessas contas que está dando esse erro. 

Eu realizei a vinculação tanto do plano de contas como dos saldos já, porém ele ainda da o erro. 

   Teria mais algum caminho pra corrigir? 

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 10:29

Para corrigir deve-se informar essas contas de resultado em conta de resultado senão não vai passar!

Ele valida a NATUREZA das contas agora então só pode informar se as contas forem da mesma natureza! 

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Samuel Thomas

Samuel Thomas

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 14:37

Olá,

Estou com o mesmo problema, foi feito alteração do plano de contas por completo em todas as empresas do escritório. Tenho a conta 290 que era natureza 04 no plano antigo e a mesma passou a ser uma conta do passivo (02) a partir de 2020.

"A Conta 290 possui natureza 04 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 02 da conta 290 na ECD atual."

Já tentei de tudo e não consigo eliminar o erro.

Alguém conseguiu chegar em uma solução? 

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 14:43

Boa tarde

Pelo que vi a única chance é trocar o código da conta, ou ver se seu sistema novo gerar pela classificação das contas o código de conta contábil, não sei se já informou também o registro I157 mas creio que não vai adiantar, só mudando a conta do atual!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Samuel Thomas

Samuel Thomas

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 16:48

Obrigado  Jose Carlos Barbosa Pereira,

Fiz a alteração dos códigos das contas no próprio SPED para não gerar o conflito e consegui validar e transmitir o mesmo.

Caso alguém mais tenha este problema seria interessante usar um software externo como Notepad++ para editar o próprio arquivo SPED e alterar os códigos em lote através de filtros de busca, isso evita que seja necessário editar todos os lançamentos e outros registros manualmente (um por um).

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 19:48

Beleza Samuel

O bom de ajustar no teu sistema é que não terá problema no FUTURO, pois alterando no txt a conta vai continuar com este código e ano que vem digamos que nao vai existir, mas que bom que conseguiu, o intuito é ter que trocar mesmo a conta!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Francisco

Francisco

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 11:34

bom dia alguém poderia me ajudar  por favor.

A Conta possui natureza na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza da conta na ECD atual.

A Conta possui natureza na ECD atual que é diferente da natureza da conta na ECD recuperada (anterior).


A Conta 7.1.10.10.0001 possui natureza 04 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 09 da conta 7.1.10.10.0001 na ECD atual.

A Conta 6.1.01.03.0001 possui natureza 04 na ECD atual que é diferente da natureza 09 da conta 6.1.01.03.0001 na ECD recuperada (anterior).

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Domingo | 23 maio 2021 | 20:17

boa noite, Jose Carlos Barbosa Pereira!
Estou com muita dificuldade com a ECD.
Muitos erros que não consigo resolver.
Tenho poucos clientes (9) e somente 6 precisam transmitir o ECD e ECF.
Não sou "expert" no assunto e estou desesperada porque tenho que transmitir a ECF até dia 31 e não consigo gerar a validação da ECD.
Embora a ECD tenha sido prorrogada, creio que não será bom transmitir a ECF sem que a mesma esteja correta. 
É possível obter a sua ajuda?
Telefone de contato - Oculto

Agradeço antecipadamente a sua atenção.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
bruna

Bruna

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 24 junho 2021 | 12:00

Jose Carlos Barbosa Pereira, bom dia!

   Por gentileza, está bem confuso conseguir corrigir a situação no sistema para gerar o arquivo correto sem erro no validador em relação a natureza das contas.

   Meu erro é "A Conta 473 (Resultado do Exercício) possui natureza 04 na ECD anterior (recuperada) que é diferente da natureza 09 da conta 473 na ECD atual." conforme a solução da Domínio Sistemas, já informei o código I157, mas segue o mesmo erro. Você consegue me ajudar, por gentileza Jose Carlos Barbosa Pereira ?

IVETE RIBEIRO DE CARVALHO

Ivete Ribeiro de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 8 julho 2021 | 14:13

Boa tarde,  Pessoal  conversao plano de contas e varios erroso valor informado no campo saldo inical  do registro de saldos periódicos  I155  nao corresponde a soma dos valores informados nos registros de transferencias  de saldos do plano de contas anterior I 157

IVETE RIBEIRO DE CARVALHO

Ivete Ribeiro de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 17:00

Você preencher o I157, quando há troca de plano de contas!
Sim josé Carlos Boa tarde  houve a troca do plano de contas, e  me mandaram fazer primeiro a conversão do plano, depois da conversao fiz transferência dos saldos das contas informando a conta anterior porque o pva  nao estava reconhecendo a conta nova e continua dando erro... não sei mais o que fazer! o pessoal da licitação estão me pressionando, alguma sugestão!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.