Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.519

Transferência de Patrimônio

Mauricio Rodrigues

Mauricio Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 09:50

Bom dia amigos!
Preciso de uma ajuda aqui,
tenho uma empresa Sem fins lucrativos, uma Igreja, que tinha uma filial, uma livraria, então a filial fechou, e entao eu preciso fazer os lançamentos de tranferência de patrimônio da filial para a matriz, só que esse caso é inédito pra mim, queria que alguem me ajudasse com esses lançamentos, obrigado !

Patricia Andressa Knecht

Patricia Andressa Knecht

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 17:34

Olá

Nunca havia pensado nessa possibilidade também... não se estaria correto o que vou lhe dizer, mais acredito que:
FILIAL
D= Ativo - transferência a Matriz
C= Ativo não Circulante - Imobilizados

MATRIZ
D= Ativo não Circulante - Imobilizados
C= Passivo - Transferências da Filial

Porque pelo menos quando faço tranferência de dinheiro moeda corrente procedo dessa forma.

Att.
Patricia Knecht

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 09:33

Bom dia, Mauricio Rodrigues

uma Igreja, que tinha uma filial, uma livraria, então a filial fechou, e entao eu preciso fazer os lançamentos de tranferência de patrimônio da filial para a matriz

No caso de contabilidade centralizada recomendo os seguintes lançamentos:

D) Móveis e Utensílios - Matriz
C) Móveis e Utensílios - Filial

...

D) Banco X - Matriz
C) Banco X - Filial

...

etc...

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 09:39

Bom dia, Patrícia

Sua opinião está correta no tocante às contas correntes entre matriz e filiais, pois ao consolidar as demonstrações um saldo anulará o outro; porém, tratando-se de transferência de bens de um estabelecimento a outro (por qualquer motivo), o raciocínio fundamental é:

Debitar a conta relativa à natureza do bem que estiver sendo recebido e creditar a conta do objeto que foi enviado.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade