Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.084

Dúvida Crédito Depreciação PIS/COFINS

Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 17:32

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dúvida quanto ao aproveitamento da depreciação sobre edificações e benfeitorias como crédito de PIS e COFINS em empresas de lucro real.

Um colega me informou que caso seja optado por utilizar a depreciação como crédito de PIS e COFINS, não posso utilizar a parcela creditada para abatimento no IRPJ e CSLL simultaneamente, que eu teria que escolher entre usar a depreciação no PIS/COFINS ou no IRPJ/CSLL.

Alguém sabe dizer se a informação procede? Ele não me passou uma base legal dessa afirmação.

Obrigado!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Domingo | 28 março 2021 | 11:19

Um colega me informou que caso seja optado por utilizar a depreciação como crédito de PIS e COFINS, não posso utilizar a parcela creditada para abatimento no IRPJ e CSLL simultaneamente, que eu teria que escolher entre usar a depreciação no PIS/COFINS ou no IRPJ/CSLL.

Embora sua afirmação possa ensejar dupla interpretação, pois não está muito claro o que vc perguntou, mas........................
Sim, alguém vai responder, eu!
Veja as regras fiscais independem das regras contábeis.

O art. 6º da Lei nº 11.488, de 2007, permite utilizar, em 24 meses, os créditos de PIS e COFINS calculados sobre edificações incorporadas ao ativo imobilizado, adquiridas ou construídas para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços.

Esta lei só se refere ao crédito de pis e cofins e não cuida da depreciação.

Até a base de ambas são diferentes, enquanto para o pis/cofins precisam ser alocados custos que se sujeitaram ao pis/cofins, para as depreciações, incluem-se todos os custos, especialmente mão de obra e encargos sociais, excluindo-se apenas o terreno

Primeiro, o valor do PIS/cofins contido no valor das construções devem ser retirados do ativo imobilizado e transferidos para o ativo realizável
Daí, o crédito de pis/cofins será feito em 24 meses.
Já a depreciação das construções ( IRPJ/CSSL) será feito do ponto de vista fiscal em 25 anos. Já a depreciação contábil vai depender da vida útil prevista para seu uso. Neste caso, sim haverá de ser feito ajustes no LALUR para equalizar tais valores.

Veja que certas máquinas podem ter o crédito do pis/cofins aproveitado 100% no ato da entrada. Já as depreciações do valor líquido das máquinas se sujeitam às depreciações normais contábeis e fiscais.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.