x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.833

É permitido declaração de recibo em nome/CPF diferente de quem fez a transferência bancária?

Omega Cyber

Omega Cyber

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a)
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 19:07

Olá,
Sou médico autônomo e declaro minhas consultas entregando recibos a meus pacientes.
Para fins de IR, quando recebo o pagamento por transferência bancária de uma pessoa X como fonte pagadora e me pedem que o recibo e a declaração no IR sejam feitas em nome/CPF de um familiar Y como fonte pagadora, isso é permitido? Ou seja, minha dúvida é se a Receita Federal faz o cruzamento de dados entre os CPFs que eu declaro como fontes pagadoras no IR e os CPFs das pessoas de quem recebo transações em meu banco?
Esse pedido é comum entre meus pacientes e fico em dúvida se somente posso declarar em nome da pessoa X ou se também posso em nome de uma pessoa Y a pedido.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 21:02

Sob o âmbito tributário e sem entrar no mérito da profissão, emitir o recibo pelos serviços prestados, em nome de outrem diferente daquele que os contratou, é fraude, sujeitando o infrator à multa e outras penalidades.

Omega Cyber

Omega Cyber

Iniciante DIVISÃO 3, Médico(a)
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 23:12