Vanessa
Bronze DIVISÃO 3 , AnalistaPrezados, boa noite!
Estou fazendo um curso na de Analista Fiscal que comprei no ano passado referente a tributos Federais e estou estudando a parte da apuração do IRPJ e CSLL no Lucro Presumido e vi um tema aqui que fiquei curiosa para entender referente ao IRPJ e CSLL der saldo negativo e gostaria de saber se vocês podem me ajudar? Abaixo detalhes:
Na minha leitura da apostila diz:
- Aqui entendi > "O saldo negativo de IRPJ e CSLL, poderá ser restituído ou compensado a partir do encerramento do trimestre,"
A minha dúvida é:
- 1º trimestre deu positivo normalmente e ok, chega 2º trimestre o saldo do IRPJ e CSLL deu negativo. O que é feito na contabilidade? É feita alguma contabilização? Como esse saldo é tratado, onde ele fica?
- Chegando o 3º trimestre caso o IRPJ e CSLL dê positivo, entendo pela leitura que posso usar(compensar) o saldo negativo do 2º trimestre nesse atual certo? Então como ele é contabilizado, o saldo negativo sai de alguma conta e é contabilizado nesse trimestre atual, por favor poderia me explicar? Como o saldo do IRPJ e CSLL fica negativo se a base de cálculo que usamos é encima das receitas da empresa?
Desde já agradeço.