x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.943

Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 21:58

Prezados, boa noite!

Estou fazendo um curso na de Analista Fiscal que comprei no ano passado referente a tributos Federais e estou estudando a parte da apuração do IRPJ e CSLL no Lucro Presumido e vi um tema aqui que fiquei curiosa para entender referente ao IRPJ e CSLL der saldo negativo e gostaria de saber se vocês podem me ajudar? Abaixo detalhes:

Na minha leitura da apostila diz: 

"O saldo negativo de IRPJ e CSLL, poderá ser restituído ou compensado a partir do encerramento do trimestre, acrescido de juros equivalentes à taxa referencial da Selic para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao do encerramento do período de apuração até o mês anterior a da restituição ou compensação e de 1% relativamente ao mês em que esta estiver sendo efetuada"

- Aqui entendi  > "O saldo negativo de IRPJ e CSLL, poderá ser restituído ou compensado a partir do encerramento do trimestre,"

A minha dúvida é:
- 1º trimestre deu positivo normalmente e ok, chega 2º trimestre o saldo do IRPJ e CSLL deu negativo. O que é feito na contabilidade? É feita alguma contabilização? Como esse saldo é tratado, onde ele fica?
- Chegando o 3º trimestre caso o IRPJ e CSLL dê positivo, entendo pela leitura que posso usar(compensar) o saldo negativo do 2º trimestre nesse atual certo? Então como ele é contabilizado, o saldo negativo sai de alguma conta e é contabilizado nesse trimestre atual, por favor poderia me explicar? Como o saldo do IRPJ e CSLL fica negativo se a base de cálculo que usamos é encima das receitas da empresa?

Desculpe tantas perguntas é que são as minhas dúvidas. 

Desde já agradeço.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 09:48

Realmente vc está misturando regimes.