x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 119

Distribuição de Lucros

JULIANA SANTOS

Juliana Santos

Bronze DIVISÃO 1, Analista
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 10:00

Olá, estou com a seguinte dúvida:
A empresa é tributada pelo lucro real e é uma Ltda. Houve adiantamentos de lucros durante o ano de 2020, ao encerrar o ano, apurou-se lucro.
O montante efetivamente pago é o lucro adiantado, porém nos lançamentos contábeis, em função do saldo que existe de exercícios anteriores na conta do passivo de Lucros a Pagar, tem saldo para pagamento, ou seja, nos registros contábeis a distribuição acaba sendo menor do que o adiantamento feito. 
Para fazer o recibo de distribuição de lucros para os sócios assinarem devo considerar os valores efetivamente pago durante o ano ou o valor do registro contábil?
Exemplo: Apurou lucro de 25 milhões, durante o ano houve adiantamento de 29 milhões, o saldo da conta de lucros a pagar é de 11 milhões, ao fazer os lançamentos contábeis, compensando o que foi adiantamento e o saldo da conta lucros a pagar (com saldo de exercícios anteriores) o valor de lucros a pagar é de 17 milhões... devo fazer o recebido do valor efetivamente pago ou do registro contábil?
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.