x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 352

"Compra conjunta" de imóvel

Vitor Menezes

Vitor Menezes

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 4 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 10:12

Bom dia!

É possível uma pessoa que seja proprietária de 2 empresas diferentes e decida comprar um imóvel para as operações das 2 empresas no mesmo lugar e que essa compra seja financiada com um contrato feito com as 2 empresas e a instituição financeira?

Se não é possível, qual seria a solução? E sem é possível como seria a contabilização dessa operação?

Desde já muito obrigado!

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 12:18

Bom dia Vitor.

No papel é possivel se fazer tudo, mas uma escritura em nome de duas empresas em tese (pois teria que se estudar as legislações sobre o assunto mais a fundo) não é possivel.

Se não me engano pode-se determinar a propriedade onde conste 50% para cada empresa sim. Mas como lhe disse tem que se pesquisar.

Agora tem outro ponto: se as duas forem comercio e este imovel não possuir saidas distintas o Estado (e algumas prefeituras) não aprovam.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Vitor Menezes

Vitor Menezes

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 4 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 12:27

Bom dia Paulo! Obrigado pela resposta.

Minha dúvida é  mais em relação a como seria a contabilização do financiamento dessa operação. Assumindo que todo o demais é possível e aprovado pelo Estado e Prefeituras, etc, como cada uma das empresas reconheceria sua parte correspondente do contrato de financiamento (assumindo um contrato único)?
Seria simplesmente dividir 50% (assumindo meio a meio) do principal + encargos a transcorrer no passivo de cada uma das empresas, e 50% do valor do bem no ativo de cada uma?

E no mês a mês com o pagamento das parcelas?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade