x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 349

Imobilizado - Registros contábeis montagem estrutura de TI

Jessé Augusto de Jesus

Jessé Augusto de Jesus

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 10:54

Prezados, 

A empresa em que trabalho irá montar uma estrutura de TI.

Grosso modo isso envolve compra de máquinas e equipamentos de informática, licenças de software e serviços para colocar tudo isso em funcionamento.

Imaginemos o seguinte:

- Compra de 2 servidores e 3 máquinas para compor essa estrutura: R$ 50.000,00
- Compra de software: R$ 2.000,00
- Serviço prestado para colocar esses servidores, máquinas e softwares em operação: R$ 5.500,00

Tudo isso iremos tratar como investimento. 

Imagino que devo imobilizar esses R$ 5.500,00 junto com o valor das máquinas e dos softwares. 

O problema é que o fornecedor irá emitir uma nota cheia para os equipamentos 50 mil, outra no valor dos 2 mil pelos softwares e outra de 5,5 mil pelo serviço.

Minha pergunta: Devo fazer um rateio desses 5,5 mil referente ao serviço por máquina e por licença e agregar ao valor de cada item imobilizado?

Ou também posso criar um "item" apartado no imobilizado na linha de equipamentos de informáticas tipo um "Serviço estrutura TI" e depreciar na mesma taxa que os computadores? (O que acaba sendo mais fácil para mim) 

O que vcs acham?

Grato,

Jessé Augusto
LAYO FREDERICO ALVES DA SILVA

Layo Frederico Alves da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 março 2021 | 09:33

Eu faria o rateio entre as máquinas, pois no meu sistema, se fosse solicitado um relatório dos bens do ativo imobilizado, esse serviço apareceria como um bem. Além do mais, numa eventual baixa do bem, seria mais fácil.
Falando em norma, o item 20 do CPC 27 diz: "O reconhecimento dos custos no valor contábil de um item do ativo imobilizado cessa quando o item está no local e nas condições operacionais pretendidas pela administração." Então, soma-se serviços e imobilizado.

Layo Frederico, Analista Fiscal, Prisma Contábil Ltda.
(63) 3214 2065 | AV LO 09 Quadra 307 Sul LT.12
Sala 7 | [email protected] | 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade