x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.978

Adiantamento de clientes para contratação de serviços

Natalia Cardoso

Natalia Cardoso

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 26 março 2021 | 17:54

Olá, Pessoa!!

Estou com uma dúvida referente a um adiantamento de clientes que será usado para contratar serviços. 

A empresa do meu cliente presta serviços de eventos. Então, ela contrata empresas de cenografia, transmissão, de brindes, etc.
O cliente faz alguns adiantamento que são para pagar essas despesas. As notas fiscais são emitidas no CNPJ da empresa do meu cliente. Dessa forma, qual a contabilização correta dessas despesas? 

Por enquanto, está contabilizado assim:

Pelo adiantamento:

D - Banco
C - Adto. Clientes

Notas de serviços tomados/entradas:

D - Despesa (CR)
C - Fornecedores

O cliente vem de outra contabilidade, e pelo Razão enviado pude notar que eles faziam os lançamentos das despesas em Adto. Despesas (AC), mas queria confirmar a melhor forma de contabilizar essas operações.

Agradeço quem puder ajudar!

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 28 março 2021 | 15:14

Natalia,

O primeiro lançamento está certo. Esse passivo você liquidar pagando os fornecedores do seu cliente. Logo, não há despesa a contabilizar e o valor recebido não constitui receita.
Assim, o segundo lançamento é o inverso do primeiro ,já que vc faz o pagamento (com saída do dinheiro do Banco) e deixa de ter a obrigação assumida quando recebimento dos recursos. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: