x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 141

Contabilização Baixa de Imóvel Valor de Mercado

Felipe Pires

Felipe Pires

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 29 março 2021 | 08:51

Olá, em nossa empresa ocorreu uma operação de baixa de imóvel para comprar outro imóvel, se puderem me auxiliar por gentileza, segue o caso:

Na operação foi feita a compra de um imóvel, o pagamento é parte em dinheiro e parte com outro imóvel da empresa. acontece que esse imóvel que foi dado como parte do pagamento foi comprado por R$ 232.000,00 e está registrado assim na contabilidade, anos depois e agora que ocorreu essa compra esse imóvel foi dado como parte do pagamento no valor de R$ 300.000,00 no valor de mercado e logo está faltando R$ 68.000,00 para fechar a operação, como eu deveria lançar esses R$ 68.000,00 da diferença? O meu fornecedor que está com diferença

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 29 março 2021 | 11:03

Felipe,
Pelo que entendi houve dação em pagamento. Dação em pagamento é modo de alienação e essa diferença é uma receita. Se o bem estava do imobilizado ou investimento (propriedade para investimento) essa receita ganha o nome de "ganho de capital" que será tributado de acordo com regime adotado pela alienante. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.