Maxwell Bombassaro
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde a todos.
Estou com a seguinte situação: Pai de funcionária faleceu, e a mesma solicitou uma ajuda para a empresa, para pagar a funerária. Porém, a funerária emitiu NFS-e em nome da empresa da funcionária. O valor solicitado de empréstimo pela funcionária, foi de R$ 6.000,00.
Como que realizei os lançamentos:
Passo 1 - Realizei a escrituração da NFS-e, valor R$ 5.605,00
D - Serviços Prestados (Despesa) - R$ 5.605,00
C - Fornecedor (PC) - R$ 5.605,00
Passo 2 - Após a escrituração, realizei a baixa do título, pois a nota foi emitida para a empresa, e o pagamento foi realizado através de transferência para a funerária, pelo próprio empregador, considerando que a funcionária solicitou empréstimo de R$ 6.000,00 para arcar com os custos do funeral:
D - Fornecedores (PC) - R$ 5.605,00
D - Adiantamento a funcionários (AC) - R$ 395,00
C - Banco (AC) - R$ 6.000,00.
Passo 3 - No meu entendimento, a nota de serviço deveria ter sido emitida com os dados da funcionária, e ela mesma ter realizado o pagamento de sua conta. Desta forma, o únco lançamento que a empresa teria feito, seria esse:
D - adiantamento a funcionários (AC) - R$ 6.000,00
C - Banco (AC) R$ 6.000,00
Passo 4 - Só que nesta questão toda, tem mais um detalhe: A funcionária arrecadou valores com seus parentes, e já reembolsou para a empresa o valor de R$ 5.000,00. Pelo movimento de devolução, o lançamento ficaria desta forma:
D - Banco (AC) - R$ 5.000,00
C - Adiantamento a funcionários (AC) - R$ 5.000,00.
Agora que vem a complicação: Como fiz os lançamentos dos passos 2 e 4, olhem como ficou as minhas contas contábeis:
* Fornecedores (PC) - R$ 0,00.
* Adiantamento a funcionários (AC) - R$ 4.605,00 credora.
(D - R$ 395,00 - Passo2; C - R$ 5.000,00 - Passo 4).
Gostaria de uma luz dos estimados colegas, para que eu possa fazer os lançamentos da melhor forma possível.
Agradeço a atenção.
Maxwell Bombassaro.