
Erick
Bronze DIVISÃO 2 , Promotor(a) VendasOlá,
Realizei a abertura de um MEI para prestação de serviços para Portugal. Para receber os pagamentos eu irei realizar a emissão de um Invoice (fatura comercial) e receber pelo paypal e para o Brasil, emitirei uma nota fiscal após receber o valor da transferência. Como para a empresa portuguesa não interessa a nota fiscal brasileira, apenas o Invoice. Aqui entram minhas dúvidas:
-> Visto que a empresa em Portugal não irá receber a nota fiscal, eu poderia ter uma nota fiscal física (bloco de notas), para não quer que gastar com certificado?
-> Se eu fizer o bloco de notas, em que momento eu devo apresentar estas notas fiscais ao governo, ou devo apenas preencher a nota e o invoice e manter guardado?
-> Outra questão é que falei com o agendamento do cadastro municipal de minha cidade e eles só tem data para levar os documentos para isto em 08/06, porém preciso trabalhar antes disso e emitir invoice, não tenho como ficar tanto tempo parado. O atendimento fazendário de minha cidade disse que não posso emitir as notas fiscais retroativas, mas se eu tiver a nota física, seria algum problema alguma situação como: emito o Invoice 08/04, recebo a transferencia 12/04, faço a nota fiscal 15/06 e preencho nela a data de 12/04?
-> E por último um plano B: Caso não haja solução e tenha que aguardar até 08/06, a empresa portuguesa até se disponibilizaria a segurar todos os pagamentos e faze-los em um único mês, porém isso é quase certo que irá ser +R$6750, isto pode acarretar em problemas para o meu MEI, certo? Ou o que conta é só a somatória de todo o ano (R$81 mil)?
Agradeço desde já para quem se dispor a responder as minhas perguntas :)