x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 890

GCAP - Dúvidas sobre preencher ou não

Leo

Leo

Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 4 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 12:15

Olá, pesquisei no forum mas não encontrei nada sobre Gcap. Desculpe se houver repetição.  A minha dúvida é a seguinte: Saber se é necessário ou não de preencher o GCAP. Adquiri um apartamento na planta em 2008 e vendi em 2020 para comprar outro apto financiado e na planta. Não sabia e não divulguei a venda do imovel no GCAP. Pontos importantes: era meu unico imovel e sempre declarei ele e os seus parcelamentos. Alguem pode esclarecer como proceder neste caso? obrigado! 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 15:42

Leo,
Se era o único imóvel, valor da alienação até 440 mil  e não realizou outras alienações nos últimos 5 anos, está dispensado do preenchimento do GCAP, tratando-se de operação isenta do IR.

Leo

Leo

Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 4 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 11:32

Joao muito obrigado pela resposta. No caso como estou dispensado nao preciso fazer o GCAP mas como faço para tirar o apto vendido? Devo colocar somente no IR que vendi o apto e o nome e cpf da pessoa que comprou? Aonde devo fazer isso? obrigado 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 11:44

Leo,
Da forma que descreveu, acrescentando tratar-se de venda dispensada de apuração do GCAP, nos termos do Artigo 29 da IN 84/2001. Deixar o valor em 31/12/2020 em branco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: