x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 123

Como Contabilizar gastos da incorporadora

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 08:31

Prezados colaboradores, estou iniciando a ctabilidade de incorporadora que vai construir para venda 2-casinhas conjugada, e nunca tive experiência com essa atividade, mas apenas com construtoras prestadora de serviços,.
-Pois isso preciso de umas dicas de colegas que puderem me ajudar, de como contabilizo as compras de materiais e mão obra, uma vez que ela mesma vai construir, pois foi aberto como incorporadora e construtora no  presumido, e vai ser recursos próprio do proprietário, pelo que pesquisei preciso criar uma conta de -Estoque de imov para venda e dentro desse mesmo grupo criar uma conta de -Obras em andamento no ativo circulante, e no final concluído as casas devo ratear esses gastos dividindo por 2- casas e o resultado transferir para-Estoques de imov p venda, seria isso ou tem algo mais que tenho que me atentar, ele pretende se aparecer negócio vender pelo minha casa minha divída.

-Grato

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 08:45

Bom dia pedro,

O seu entendimento está correto, importante observar que quando as casas estiverem concluídas, você só poderá ratear os gastos dividindo por 2 casas, caso elas tenham a mesma metragem.

Caso elas tenham metragem diferente, você deverá fazer o rateio proporcional a metragem de cada uma.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.