x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.094

Impressão, Encadernação e Autenticação de Livros Contábeis

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 14:14

Boa tarde,

Estou com uma dúvida com relação a impressão, encadernação e autenticação dos Livros Fiscais de uma empresa optante pelo Simples Nacional, situada no município de São Paulo.
Na parte Contábil sei que existe a Obrigatoriedade da impressão e Encadernação dos Livros Diário e Razão e da Autenticação do Livro Diário.
Com Relação aos Livros Fiscais, é obrigatória a autenticação de algum livro? E, com Relação a Impressão e Encadernação? (No caso, a empresa tem 01 folha de produtos em Estoque, não tem como encadernar um livro com apenas 01 folha. Posso imprimir e, após alguns exercícios fazer a encadernação?)

Existe a possibilidade de fazer a encadernação da seguinte forma:
- Livro Registro de entradas (01 volume)
- Livro Registro de saídas (01 volume)
- Livro de Registro de Serviços Prestados e Tomados (01 volume)
e, no caso do Livro de Inventário acumular alguns períodos e imprimir o livro?

Agradeço muito a atenção dispensada

Elaine Lerio

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 16:56

Livros contábeis, fazemos ECD para todos os clientes, independentemente do regime de tributação.
Livros fiscais estaduais, para os dispensados da EFD, encadernamos um único livro por ano, englobando, conforme o regime de tributação, entradas, saídas, apuração e inventário, com capas internas separando-os.
Livros municipais, todas os Município que trabalhamos, adotaram livros eletrônicos.

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Elaine Cristina Biondo Lerio Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 17:02

Muito Obrigada João. Acho que também vou adotar essa forma de encadernação uma vez que o volume é bem pequeno.
Só para confirmar, os livros fiscais estaduais estão dispensados de autenticação né?

No caso dos livros municipais, se todas as Notas Fiscais (sejam de serviços Tomados ou Serviços Prestados) forem eletrônicas, não preciso manter a escrituração dos livros né?


Ótima tarde e obrigada pela ajuda.

Elaine Lerio

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 30 janeiro 2023 | 00:01

JOÃO H JR

tudo bem?

então tira a ecd, os demais livros , de entrada, de saída, de inventario voce encaderna apenas OU registra em algum orgão(junta, cartorio, etc) João H Jr ?

aguardo o retorno obrigado

e se alguem puder ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.