x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.664

Como baixar a equivalencia patrimonial

Adanilce

Adanilce

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 00:44

Boa noite
Tenho uma empresa A que é sócia em uma outra empresa B. Acontece que a empresa A está saindo da sociedade. estou com dúvida no lançamento da baixa da equivalencia patrimonial. Alguém pode me ajudar por favor.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 08:41

Bom dia Adalnice,

Se a empresa A está saindo da participação da empresa B, entendo que a empresa B fara á restituição do % do capital investido pela empresa A.

Na empresa A o lançamento será:

D - Banco (pela devolução do investimento na empresa B)
C - Investimento (pela baixa do investimento na empresa B)

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Adanilce

Adanilce

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 09:39

Bom dia Vanderlei

Acontece que houve ganho, a empresa B tinha lucro, como faço para dar baixa nesse valor? Distribuo aos sócios da empresa A?
Minha dúvida é porque estou fazendo as declarações de Imposto de renda deles e necessito saber se este Ganho pode ser repassado diretamente  a eles, entendeu?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 10:52

Adalice,

Se a empresa "B" teve lucro, A empresa "A" reconhece o seu ganho % pela equivalência patrimonial.

A empresa "B" deve fazer a destinação dos lucros, caso ela destine dividendos aos sócios você contabiliza da seguinte forma na empresa A:
D - Dividendos a Receber
C - Investimento

Quando a empresa B pagar os dividendos
D - Banco
C - Dividendos a Receber

Na declaração do IR pessoa física dos sócios da empresa "A", você somente irá declarar o que efetivamente eles receberam durante o ano de 2020 a título de dividendos das empresas em que tenham participação.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.