x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.021

Abatimento no pg do fornecedor

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 09:43

Bom dia!!
Estou com uma duvida, pois aconteceu de um cliente nosso receber abatimento com o fornecedor. No caso eu acredito que o caminho correto seja:
provisão:
D- Mercadorias p/ revenda (CR
C- fornecedores diversos (PC)
Pelo pagamento:
D- fornecedores diversos (PC)
C- Caixa (AC) -> valor c/ o abatimento
C- descontos financeiros obtido

 Já olhei em varias perguntas aqui semelhantes, mas não consegui encontrar q tipo de conta é, se é passivo, ativo ou resultado. 
Se alguém poder me orientar tanto sobre isso quanto se meu raciocínio esta correto, ficaria muito agradecida.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:28

Mikaely,

O abatimento foi concedido em NF? Ou foi concedido um desconto para uma condição de pagamento.

Dependendo do tipo, a contabilização mudará. E dependendo do regime tributário da empresa, uma forma terá tributação, outra não.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 11:01

Daniel Garcia,
o regime da empresa é competência, o que me é passado como comprovante é um boleto para ser pago referente a compra das mercadorias, não sei se existe uma condição, mas na hora do pagamento junto a lotérica houve o abatimento

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 15:41

Mikaely,

Quando me referi ao regime, queria dizer regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, etc.).

Pelo que você relatou o desconto foi uma receita financeira, e não um abatimento na NF.

Dessa forma a contabilização sugerida por você está correta.

Caso sua empresa seja do Lucro Presumido, esse valor de Receita Financeira integrará a base de cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social.

Caso seja do Lucro Real, além de compor o lucro fiscal, servirá de base para PIS e COFINS às alíquotas de 0,65% e 4%, respectivamente.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.