x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 85

Integralização de Capital

TAUANe

Tauane

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sábado | 17 abril 2021 | 15:05

Boa tarde,

Estou com uma dúvida em relação a transferência de Imóveis PF para PJ.
Um cliente possui imóveis para locação e quer abrir um CNPJ e transferir esses imóveis para PJ.
Vi que possui um processo junto ao governo para tal transferência, que entraria na integralização do capital social em forma de Estoque.
Porém, o imóvel é financiado. É possível integralizar na PJ?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Sábado | 17 abril 2021 | 21:18

Em princípio é possível transferir o imóvel da pessoa física para uma empresa.
Para isso basta fazer uma o contrato social descrevendo o imóvel que integralizará o capital. Não é preciso escritura pública. Basta registrar o contrato na junta ou cartório.
Como a empresa terá por atividade imobiliária e com destino à locação será contabilizado no imobilizado. 

Agora, se o imóvel foi financiado dentro do sistema financeiro da habitação onde a pessoa física apresentou informações pessoais de rendimentos, e de longo prazo, não poderá fazer a transferência.
Se for um financiamento normal entre ele e o banco, ok.



TAUANe

Tauane

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Domingo | 18 abril 2021 | 09:50

Se for programas de financiamento como o Minha Casa Minha vida, é isso? 
Agora se for financiamento tradicional (PF e Banco), mesmo que esse imóvel seja considerado do banco ainda, eu poderei integraliza-lo?
Se sim, como seria essa contabilização?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.