x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 51.819

RODRIGO SILVA TOLEDO

Rodrigo Silva Toledo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 20:06

Boa Noite prezados,
Peço a gentileza de alguém me ajudar com este erro abaixo no SPED ECD:

"Em caso de mudança de plano de contas, uma conta/centro de custo do plano de contas anterior que aparece no registro I155 não pode possuir registros I157 filhos (a menos que a conta/centro de custo anterior existente no
I155 tenha saldo inicial zero e um único filho I157 em que conste a própria conta/centro de custo)"

Atenciosamente,
Rodrigo Toledo

RODRIGO SILVA TOLEDO

Rodrigo Silva Toledo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 10:06

Bom dia José,
vou fazer esta revisão e devidas verificações com suas observações e posto aqui caso tenha funcionado .
Obrigado

Atenciosamente
Rodrigo Toledo
CRC - RJ 124803/O-6

GUSTAVO LOPES

Gustavo Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 11:03

Bom dia,

Rodrigo conseguiu resolver ?

Tive o mesmo problema, pelo que entendi, exemplo; no plano de contas ATUAL temos a conta (1041 - Aplicação BB). No plano anterior, essa mesma conta aplicação BB era conta n° 809, foi feito a referencia no I157 com transferência do saldo, OK. De: conta anterior 809 R$ 100.000,00 para conta atual 1041: R$ 100.000,00. Porém a conta 1041 usada no plano atual também está no plano de contas anterior (ela era uma conta de cliente por exemplo), por isso está ocorrendo esse erro.

Para resolver creio que só alterando o numero das contas no plano atual para uma conta não usada no plano anterior. Já resolvia também até para as contas com erro no caso de natureza, antes (ativo) agora (resultado).

Algum colega com essa mesma situação ? fez essa alteração de conta ou de outra forma mais ágil  ?

Atenciosamente,

Gustavo Lopes
Contador

ARMANDO JORGE ANTONY FONSECA

Armando Jorge Antony Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 30 julho 2021 | 17:34

Gustavo, estou com esse mesmo problema. A solução foi criar no plano novo outra numeração de conta, diferente de qualquer outra do plano antigo. Mandei e-mail para a RFB, mas não tive retorno. Entendo que o programador da RFB vacilou em não pensar nisso.

Gabriel Mendes Firmiano

Gabriel Mendes Firmiano

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2021 | 09:47

Bom dia, caros Colegas.

A alternativa que encontrei foi a mesma que o Sr° Armando mencionou acima.  

Eu entrego por códigos, e na declaração atual estava dando erro na conta "349". Pelo que eu entendi, esta conta existia no plano anterior com isso estava dando conflito. Sendo assim, criei uma conta nova "750" e transferi os saldos da 349 para a 750 e o SPED não retornou com este erro. Como eu utilizo o Sistema Domínio é muito fácil de fazer a alteração do movimento.

Só ir em:

utilitários > alteração lançamentos > busca avançada > Informar se é conta débito/crédito e qual a conta > buscar > selecionar todas as contas > Alterar > Selecionar se é conta débito/crédito > Número da Conta nova > Alterar. 

Pronto, está resolvido. 

Atenciosamente.

Vinícius Esperança

Vinícius Esperança

Iniciante DIVISÃO 3, Account Manager
há 2 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2021 | 15:07

Boa tarde pessoal.

Entendo que fazer a alteração de contas do movimento contabilizado é uma opção para sanar o problema? Porém, concordam que, contabilmente falando não houve nenhum erro?

Desde que respeitemos a natureza patrimonial das contas contábeis (ativo, passivo, circulante, não circulante, etc.), o fato de a numeração das contas contábeis não serem as mesmas de um ano para outro não deveria ser um problema. Até mesmo porque o plano referencial da Receita Federal já existe para uniformizar a movimentação contábil feitas nos sistemas de contabilidade.

Outro ponto é, conforme nosso colega Gustavo Lopes mencionou em post anterior, se por exemplo, a conta Banco Bradesco era NÚMERO 1 em 2019 e NÚMEROº 20 em 2020, e por ventura neste mesmo ano 2020 a conta º 1 refere-se ao Banco do Brasil, essa validação de NÚMEROS DE CONTAS e não de SALDOS DE CONTAS, vai causar  erros que, sistemicamente falando, o validador poderia evitar.

Atte.
Vinícius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.