x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.002

Contabilização Importação com pagamento em moeda estrangeira de forma antecipada

JOAO FILIPE SILVA MARTINS

Joao Filipe Silva Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 16:58

Prezados, boa tarde!

Tendo em vista a IFRIC22 (ICPC21) Adiantamentos em Moeda Estrangeira e o CPC02, entendo não haver reconhecimento contábil de variação cambial ativa ou passiva quando se tratar de uma importação de mercadorias para revenda cujo pagamento tenha sido realizado em momento anterior a emissão do documento fiscal (adiantamento). Por se tratar de um ativo não monetário (Adiantamento à fornecedores), a taxa cambial que deverá ser considerada para fins de conversão em moeda nacional e reconhecimento do estoque é a taxa da transação inicial (mesma taxa do adiantamento).

Por consequência, existem desdobramentos no processo de contabilização, dos quais preciso da ajuda de vocês. Vejam abaixo os lançamentos e dúvidas:

Dados do exemplo:
Valor mercadoria em dolar americano: $50.000
Câmbio 15/03 - 5,00
Data Adiantamento - 15/03
Valor adiantamento - $50.000
Câmbio 15/04 - 4,00
Data Emissão NF - 15/04
***Não coloquei impostos recuperáveis nem despesas aduaneiras para simplificar o exemplo e ser mais direto às dúvidas em questão

Contabilizações

Pelo adiantamento em 15/03:
D: Importações em andamento - AC.........................R$ 250.000
C: Caixa/Bancos............................................................R$ 250.000

Pelo emissão NF em 15/04:
D: Importações em andamento - AC.........................R$ 250.000 (uso a mesma taxa da transação inicial)
C: Caixa/Bancos............................................................R$ 250.000 (uso a mesma taxa da transação inicial)

Informação Importante: Controlamos nosso estoque pelo custo médio ponderado e faço os lançamentos contábeis através do controle permanente

Dúvida 1 - Para fins de controle de estoque, o valor que será dado entrada no meu estoque será o de R$200.000 (taxa cambial da data da NF), correto? Diante disso, como ajusto contabilmente o meu estoque na contabilidade para representar essa operação? 

Dúvida 2 - Temos casos em que fazemos adiantamento parcial, recebemos a mercadoria posteriormente emitindo sua NF correspondente de entrada e depois ainda pagamos o restante. Como proceder, contabilmente, nesse caso?

Dúvida 3 - Pelo que procurei de material, há bastante insegurança jurídica a respeito desse tipo de operação com ativos não monetários. Existirá variação cambial nesse tipo de operação de fato, já que utilizamos a taxa da transação inicial?

Bom, meus amigos, essas são minhas dúvidas. Rodei bastante até chegar aqui e conto com a ajuda de vocês para um melhor embasamento.

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.