x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 258

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

JOSE PAULO LONGHI

Jose Paulo Longhi

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 17:52

CLIENTE EMPRESA TRABALHA NO SEGUIMENTO DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE BARRACÕES PRE-MOLDADOS, ONDE É FEITO UM CONTRATO DE EMPREITADA GLOBAL PARA A CONSTRUÇÃO DO BARRACÃO, PARA O FATURAMENTO É EMITIDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS DA OBRA GLOBAL. EMPRESA OPTANTE PELO RPA.

PORÉM, AS PEÇAS DO BARRACÃO PRÉ-MOLDADO SÃO CONSTRUIDAS NO PATIO DA EMPRESA, UTILIZANDO-SE AS MATERIAS-PRIMAS QUE SÃO ADQUIRIDAS PARA TANTO - CIMENTO - AREIA - PEDRA ..ETC.... - QUANDO PRONTAS AS PEÇAS PRÉ MOLDADAS SÃO TRANSFERIDAS PARA O ESTOQUE DA EMPRESA.

PARA O ENVIO DAS PEÇAS PRÉ-FABRICADAS ATÉ O LOCAL DA OBRA, SÃO EMITIDAS NOTAS DE SIMPLES REMESSA DESSE MATERIAL, CFOP 5.949 OU 6.949, SEM DESTQUE DE I.C.M.S., UMA VEZ QUE A EMPRESA POSSUI PROCESSO TRANSITADO EM JULGADO CONSIDERNADO OS CONTRATOS DE EMPREITADA GLOBAL COMO PASSÍVEIS SOMENTE DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO E COM COBRANÇA DE I.S.S.Q.N.

A SIMPLES REMESSA NO BALANÇO É UMA CONTA DE COMPENSAÇÃO, QUE SOMENTE ACEITA A CONTRA PARTIDA OUTRA CONTA DE COMPENSAÇÃO, AI SURGE A MINHA DÚVIDA, COMO DEVERIA FAZER O LANÇAMENTO CONTABIL DE BAIXA DESSAS PEÇAS PRÉ MOLDADAS NO ESTOQUE...

APÓS ANÁLISES E QUESTIONAMENTOS DE ASSESSORIA, FOI SUGERIDO OS SEGUINTES LANÇAMENTOS:

Nesse caso, entendemos que seria uma nota fiscal de transporte.
Diante do exposto, sugerimos o seguinte lançamento contábil:
D - estoque em poder de terceiros (AC)
C - estoque (AC)
Com base nos CPCs 16 e 47 e no ITG 2002.


AINDA ASSIM, LEVANTEI OUTRA DÚVIDA:

RESTA AINDA UMA DÚVIDA, DEBITO ESTOQUE EM PODER DE TERCEIROS, ACERTO MEU ESTOQUE DA EMPRESA, CONTUDO O SALDO DE ESTOQUE EM PODER DE TERCEIROS VAI AUMENTAR MENSALMENTE... E COMO FAÇO PARA ZERAR ESSE ESTOQUE EM PODER DE TERCEIROS, UMA VEZ QUE SERÁ CONSUMIDO NA OBRA E NÃO MAIS EXISTIRA??

A RESPOSTA DA EMPRESA DE ASSESSORIA FOI:

O estoque em poder de terceiros será baixado mediante o faturamento da receita do serviço prestado ou da venda:

1) pela venda
D - clientes (AC)
C - receita (R)

2) pelo custo:
D- custos (R)
C - estoque em poder de terceiros (AC)


DENTRO DA COLOCAÇÃO EXPOSTA, GOSTARIA DE SABER A OPINIÇÃO DOS NOBRES AMIGOS E SE TEM ALGUM OUTRO LANÇAMENTO QUE DEVO FAZER???


Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 11:53

Entendo que a cada medição de serviço, deverá ser aferido o quanto terá de custo pelo serviço de terceiro e este terceiro demonstrar o quando dos estoques será baixado, assim, você conseguirá tirar do estoque e jogar para o custo (como exemplificou) e na mesma data, apropriar o custo do serviço deste terceiro.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.