x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 507

Balanço de Abertura - Ajuste de saldos contábeis incorretos

Alex Dias Lima

Alex Dias Lima

Bronze DIVISÃO 2, Faturista
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 02:19

Olá Amigos

Estou com uma situação um tanto complicada e gostaria de obter opiniões sobre como proceder, eis a situação:

Estou assumindo uma empresa cuja contabilidade é totalmente irreal, diversos saldos incorretamente apurados, caixa com saldo altíssimo e irreal, dado isso, gostaria de regularizar e começar uma vida nova referente a esta contabilidade e pelas minhas leituras encontrei duas possibilidades:

Primeiro, fazer um balanço de abertura (na vdd ajuste das contas), a questão é, como vou assumir em maio, eu poderia fazer no último dia de abril lançamentos de ajuste dos saldos das contas contábeis e as diferenças jogar em lucros ou prejuízos acumulados? Por exemplo:

Caixa Contábil: 1.000.000,00
Caixa Real: 100.000,00

Logo, tenho uma diferença de 900.000,00, eu poderia por exemplo Debitar uma conta criada chamada "Balanço de abertura (PC)" no valor de 900.000,00 e creditar o caixa? e posteriormente lançar esses 900.000,00 em lucros ou prejuízos acumulados?

Tem uma outra opção também, iniciar o período de 2021 com saldo correto, fazendo os lançamentos de balanço de abertura em 31/12/2020, no entanto houve a transmissão da ECD, isso não me traria problemas? uma vez que o saldo final da ecd referente a 2020 vai ser diferente do saldo inicial em 2021.

Existe alguma outra opção para a correção da contabilidade e devido ajuste da realidade da empresa?

Desde já, muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.