x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 2.105

Comissão sobre vendas de mercadorias

LUANA DE JESUS FERNANDES

Luana de Jesus Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 14:57

Boa tarde Pessoal!

Gostaria de pedir ajuda de vocês com a seguinte dúvida:

-Uma empresa X que vende produtos online, faz da seguinte forma, coloca o produto no site da lojas americanas por exemplo para vender, o cliente compra a mercadoria no site da americanas no valor de R$ 1.500,00, e a empresa X emite a NF no mesmo valor da mercadoria vendida NF 1.500,00. Porém a lojas americanas fica com 500,00 de comissão, e repassa R$ 1.000,00 para empresa X. Minha dúvida é referente aos lançamentos Contábeis.

Venda de mercadorias a prazo:
D - Clientes (AC)
C - Venda de Mercadorias (CR)  - 1.500,00

Recebimento da venda: Depósito da lojas americanas P/ empresa X
D - Banco (AC)
C - Clientes (AC) - 1.000,00

Pelo Reconhecimento da despesa com comissão:
D - Comissão sobre vendas (CR - despesa)
C - Provisão para comissão sobre vendas (PC) - 500,00

Pelo Recebimento da parcela liberada para pagamento:
D - Provisão para comissão sobre vendas (PC)
C - Comissão sobre vendas a pagar (PC) - 500,00 

Pelo Pagamento das comissões:
D - Comissão sobre vendas a pagar (PC)
C - Clientes (AC) - 500,00

A comissão é reconhecida como despesa mesmo? Ou Custo? Entendo como uma despesa, estou correta?

Os impostos sobre a venda da mercadoria será calculado sobre o valor total emitido na NF 1.500,00 correto? De acordo com o meu cliente o pessoal do sistema falou com ele que ele poderia retirar o valor da comissão para diminuir o imposto, ou seja 1.000,00. Mas não tem como fazer isso, por que se a mercadoria foi vendida por 1.500,00 a NF é emitida nesse valor e os impostos cobrados em cima dele. 

Desde já agradeço a ajuda pessoal!

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade