x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 199

Contabilidade Holding Empresarial

YAGO DAMASCENA

Yago Damascena

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 08:26

Bom Dia Colegas , estou com uma duvido , tenho uma Holding Empresarial detentora e administradora de varias empresas (Grupo Empresarial ) estou em duvida sobre a contabilidade e o fiscal , todas essas empresa fazer contabilidade e apuração de impostos o grupo só receber os lucros (dividendos ) entao quando for fazer os impostos da Holding são isentos ? 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 10:27

Yago,

Toda pessoa jurídica é contribuinte do IRPJ e CSLL. A holding não tributa o resultado positivo de equivalência patrimonial (e não deduz o resultado negativo), estando no lucro presumido ou no lucro real.  
Entretanto, são tributáveis,  no lucro e no lucro presumido as receitas decorrentes do recebimento de juros sobre o capital, rendimentos de aplicações financeiras aluguéis, etc. 
Portanto, vc precisa saber qual o regime adotado (real ou presumido) e começar daí.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.