x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 71

Aumento de Capital Social sem alteração contratual

Bárbara Massola Rosa

Bárbara Massola Rosa

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 17:18

Boa tarde prezados colegas,

Meu cliente em questão abriu a Empresa com mais dois sócios (pai e irmão) em Dezembro/2020, com o valor de R$ 300.000,00. Porém, no mês de Março/2021 eles decidiram aumentar para R$ 360.000,00. A questão é que eles não querem fazer alteração de contrato. Pediram para contabilizar como um "ajuste interno" mas não consigo ver outra forma além de lançar em forma de empréstimo de sócios. Vocês teriam alguma luz para essa minha questão?

Agradeço a atenção.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 19:12

Sugestão de leitura: Adiantamento para Futuro Aumento de Capital (AFAC).
Não altera o capital, pois para isso é necessário uma alteração contratual, mas acredito que sane a sua questão.

Bárbara Massola Rosa

Bárbara Massola Rosa

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 09:19

Tenho ciência que não posso alterar o Capital Social sem os sócios fazerem a devida alteração contratual. Porém eles já injetaram o valor na conta bancária da Empresa, por isso gostaria de saber se haveria alguma outra forma de contabilizar que não fosse através de forma de empréstimo de sócios, visto que não haverá retorno do valor para os sócios.
Mas agradeço a atenção João.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.