x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.194

Encerramento do Exercício com ativo maior que passivo

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 16:45

Boa tarde!!
Estou com uma duvida sobre encerramento de exercício, já olhei diversas perguntas similares a minha, mas ainda tenho duvida e por já terem encerrado as outras eu resolvi perguntar em um novo tópico.
Minha dúvida é devido o ativo ser maior que o passivo.  Estou pela primeira vez trabalhando com empresa lucro presumido, regime de competência, não sei como posso igualar isso, se alguém poder me ajudar eu ficaria muito agradecida.

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 10:12

Márlus Mauri de Meira Mathias, Bom dia.
Obrigada pela Atenção. Sobre esse encerramento de despesas e receitas, do que se trata? Eu teria que da contrapartida nas contas de resultado para o pl? 
Se poder me da um exemplo simples eu ficaria agradecida.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 09:13

Bom dia Mikaely!
Existe uma conta de natureza "Transitória" chamada: ''Resultado do Exercicio", para que através dela vc encerre o saldo das contas de Resultado de Receita e Despesa, sendo ideal que estas contas de resultado tenham os seus saldos "zerados" para a conta "Transitória". 

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 10:30

Mikaely, bom dia.

Complementando o que o colega Raimundo respondeu:

Temos 3 grupos contábeis: ativo, passivo e resultado.

No fechamento do período/exercício deve encerrar todas as contas de resultado, ou seja, as contas de receitas e despesas; o resultado desse encerramento integra o grupo passivo, independente se for lucro ou prejuízo, sendo o lucro de natureza credora (crédito) e o prejuízo devedora (débito).

Como fazer (exemplo):

Temos os seguintes registros em nosso balancete/DRE hipotético - contas de resultado
Receita com serviço..................10.000,00
Despesa com impostos.................600.00
Despesas com manutenções........400,00
Despesa administrativa..............3.000,00

Agora vamos utilizar uma conta como transitória para o fechamento, nomeio ela de "Encerramento do Exercício".

Débito - Receita com serviço.... 10.000,00
Crédito - Encerramento do Exercício.... 10.000,00

Débito - Encerramento do Exercício.... 600,00
Crédito - Despesa com impostos......... 600,00

Débito - Encerramento do Exercício.... 400,00
Crédito - Despesa com manutenções.... 400,00

Débito - Encerramento do Exercício.... 3.000,00
Crédito - Despesa administrativa......... 3.000,00

Apurando o saldo da conta Encerramento do Exercício temos o valor de 6.000,00, e como esse saldo é credor na conta de resultado deve ser transferido para conta do passivo, que nomeio de "Lucro do Período".

Débito - Encerramento do Exercício.... 6.000,00
Crédito - Lucro do exercício (Patrimônio Líquido - Grupo passivo).... 6.000,00

Assim finalizamos o encerramento das contas de resultado.


Assim que é feito encerramento das contas de resultado! Mas lembre-se, te dei apenas o exemplo prático de encerramento do exercício, subentendendo que todas as contas contábeis já se encontram conciliadas e corretas. Todos estes processos envolvem o "fechamento contábil".


No seu caso, a empresa terá lucro nesse período, ou seja, após o encerramento das contas de resultado o saldo na conta transitória deverá ser a credora, que ao transferir esse saldo para a conta do patrimônio liquido irá elevar o valor do passivo (passivo total) deixando com valor igual ao ativo.

At.te
Ronaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.