Shaira
Bronze DIVISÃO 3Uma empresa efetua depreciação acelerada dos acelerada dos seus ônibus, porém eles sofreram uma reavaliação que aumento o valor atual desses bens. Como devo contabilizar essa reavaliação?
respostas 3
acessos 252
Shaira
Bronze DIVISÃO 3Uma empresa efetua depreciação acelerada dos acelerada dos seus ônibus, porém eles sofreram uma reavaliação que aumento o valor atual desses bens. Como devo contabilizar essa reavaliação?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeBoa tarde !
Não é mais permitido fazer reavaliação. Com base em que e pq foi feita essa reavaliação ???
Rodrigo Melero
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados
Ao colega Anderson coloco que se há algo que aprendi na minha curta carreira é que depois de 2007 deve-se tomar cuidado redobradíssimo em usar a experssão "não pode" e "não é permitido, uma vez que desde lá temos pelo menos 3 órgãos competentes para dirimir sobre contabilidade, podendo-se sempre seguir qualquer um deles, desde que "avise" o outro ao qual você está indo contra.
No caso nossa colega provavelmente seguiu o que diz o Comitê de Pronunciamentos Contabeis (CPC) fazendo a reavaliação a valor justo, e deverá "avisar" isso a Receita Federal incluindo a depreciação decorrente disto como indedutível na ECF, já que o RIR de fato não aceita o procedimento.
Para isso, é aconselhavel criar contas em separado para a reavaliação e ir depreciando ele também em saparado, lançando conforme abaixo.
Pelo lançamento da Reavaliação
D - Veiculos - Reavaliação (ANC - Imobilizado)
C - Variações Ativas (CR) ou Lucros Acumulados (PL)
Se usar Variações Ativas (CR), excluir da base de IRPJ e CSLL no Lucro Real
Pela depreciação da Reavaliação
D - Depreciação Não Dedutível (CR)
C - Deprec. Veiculos - Reavaliação (ANC - Imobilizado)
Espero ter ajudado
Att.
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeBom dia Rodrigo!
A "Reavaliação " não é permitido no Brasil por nenhum orgão, o que é permitido é o Custo Atribuído - Deemed Cost, que tem sua contabilização um pouco diferente dessa que voce citou e também terá os efeitos anulados para fins fiscais.
Peço a verificarem a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 10.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade