x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.029

Contabilizar conta bancária no exterior

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 10:49

Bom dia amigo, bem posso tentar te ajudar, a contabilização deve seguir o principio da competência ou seja, os ativos e passivos em moeda estrangeira devem ser contabilizados considerando a cotação na data do balanço e as contrapartidas devem ser reconhecidas em resultado. 

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 11:23

Bom dia Sara, bem a transferwise  tem contas bancárias em diversos países do mundo, ela utiliza mais diferentes moedas, bom quando um usuário quer transferir por exemplo reais para euros, ele gera um boleta em moeda brasileira e o dinheiro cobrado fica armazenado na conta do Transferwise no Brasil. Este tipo de transação também esta sujeitos a alguns encargos tipo IOF.
Se quiser mais alguma informação e puder te ajudar é só perguntar.

Sara Bernardes

Sara Bernardes

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 11:47

Fernando, bom dia. Pois então, o recebimento pela transferwise em moeda estrangeira deve ser considerado faturamento? Se sim, esse valor está sujeito à tributação brasileira mesmo que mantido na conta da transferwise? Novamente, se sim, como fica a situação com Siscoserv?

Te agradeço a disposição
Grata

Grata,
Sara
RENATO MARQUES

Renato Marques

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 14:31

Boa Tarde Fernando 
Obrigado, estou fazendo isso convertendo as transações para reais e  lançando as variações  para resultado (variação do valor convertido para reais para o valor da NF em reais).
Assim fico com o saldo do banco em reais. minha maior dúvida é com atualização desse saldo. A empresa tem valores expressivos nesse banco, atualizando o saldo do banco vai  dar quase  R$ 100.000,00  de variação devido a muitos dos recebimentos terem ocorrido na alta do Dólar. 
Vou anexar uma planilha com exemplo dos lançamentos vê se entendi direito e é dessa forma mesmo.
link da Planilha
https://www.sendspace.com/file/t1nb25

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.