x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 602

Camila Cezar

Camila Cezar

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 19:38

Boa Noite a todos!
Sou contadora (nova!!!) e gostaria de saber como funciona o RPA...sou obrigada a emitir ou posso usar um recibo simples? Preciso fazer retenção de INSS em qq recibo q eu use? Já li os tópicos q encontrei sobre o assunto, mas ainda estou com dúvidas...como é feito o recolhimento? É de 11% ou de 20%?? Por favor, me ajudem...preciso muito saber...

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 9 maio 2021 | 20:55

Boa noite Camila, bem o RPA é o Recebimento de Pagamento Autonomo, trata-se de um documento que formaliza a contratação de uma pessoa física para prestar serviço a empresa. Assim se uma pessoa fisíca contratar outra pessoa fisíca a emissão da RPA também é obrigatória. Quanto a empresa faz a emissão do RP, ela deve também recolher a previdência social patronal em cima do serviço prestado. Neste caso a alíquota é de 20% e o prazo para recolhimento é de até 20 dia do mês subsequente ao do serviço. Quanto ao tipo de recibo usar pode ser a nota fiscal, a fatura ou o recibo de prestação de serviço emitido estaram sujeito a retenção. Bem e como é feito o recolhimento do INSS, é assim, todos os dados devem ser preenchidos, além do mês de competência e do valor a ser pago de acordo com a base de calculo.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.