x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.085

Acervo Patrimônial

THIAGO MEDEIROS SANTOS

Thiago Medeiros Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 15:26

Boa tarde. 

Trabalho como analista junior em uma construtora que tem participação em diversos Consorcios. Estou saindo mais do operacional e tentando ajudar na consolidação dos balanços da empresa. 
Em uma DF publicada, existe um controle chamado  Acervo patrimonial. Pela análise feita, o acervo patrimonial consiste no saldo do ativo e passivo dos consorcios em percentual da consorciada. Mais eu acabei vendo que esses saldos estavam superinflados, muito altos e não condiziam com os numeros existentes no balancete dos consorcios. 

Eu fiz um novo acervo e acabaram me questionando sobre a tal diminuição  de valores da nova para anteior. Eu simplesmente disse que o acervo é o total de ativos e passivos, desconsiderando o conta corrente do consorcio ( ativo e passivo excluindo as contas que são transitoria entre consorcio e consorciada), pois entendo que essas contas transitorias formam o desequilibrio entre as partes. 
para se ter uma ideia: 

ATIVO
banco: 1 
Conta transitoria 100
Imobilizado 2 
Total Ativo: 103

PASSIVO
Contas a pagar 5
Outras obrigções 3
Resultado exercicio 95
Total Passivo 103

Entendo que o meu acervo patrimonial é apenas  3 de ativo e meu passivo seja 8 ( resultado eu ja econheci nas consorciadas ) e havendo desequilibrio, sim, eu somo ao ativo ou passivo.   

Se alguem entender de construção civil, consorcios x consorciadas e puder ajudar com Leis especificas que eu possa me basear, agradeceria a ajuda. 

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 17:22

Thiago

O acervo patrimonial é de fato e por definição o resultado de uma avaliação de uma entidade, a qual pode ser feita por vários métodos, inclusive o Método da Equivalência Patrimonial (MEP) que você descreveu acima.

Aparentemente o que está havendo é que estes acervos vinham avaliados por algum outro método que considerava outras variáveis e ate mesmo outras circunstancias (passadas ou futuras) na avaliação.

Sugiro que busque nas escriturações de anos anteriores e verifique como este acervo foi formado no passado. Isto se não solucionar sua dúvida, certamente lhe dará um norte para você conseguir explicar melhor a mudança aos seus superiores.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
THIAGO MEDEIROS SANTOS

Thiago Medeiros Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 10:49

Rodrigo, agradeço por sua colaboração e fiz como sugeriu. Fui atraz da pessoa que anteriormente fazia este trabalho. 
Ele apenas pegava o balanço do consórcio, total de ativo, total de passivo e aplicava a equivalência. 

Então tentei questionar o motivo de um consorcio encerrado, tendo 10 milhoes de ativo, 15 milhoes de passivo, sendo que seus direitos ja estavam baixados, seus deveres e obrigações liquidadas. No entanto ele só me disse que estava no balancete. 

Enfim, fui mais a fundo na questão e percebi que anteriormente eles resgistravam remessas de valores / ND's no passivo (consorciada > consorcio) e envio de valores NC no ativo ( consorcio > consorciada) . Mais numca fizeram um encontro de contas. 

Enfim, tentei explicar isso, e convencendo-os que que o valor do meu acervo é o valor do meu ativo e passido, subtraindo meu conta corrente, pois este sendo este se feito de forma correta, vai me dizer o desequilibrio a pagar ou a receber de cada consoricada, o qual depois posso acrescentar ele novamente ao meu acervo. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade