Thiago Medeiros Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa tarde.
Trabalho como analista junior em uma construtora que tem participação em diversos Consorcios. Estou saindo mais do operacional e tentando ajudar na consolidação dos balanços da empresa.
Em uma DF publicada, existe um controle chamado Acervo patrimonial. Pela análise feita, o acervo patrimonial consiste no saldo do ativo e passivo dos consorcios em percentual da consorciada. Mais eu acabei vendo que esses saldos estavam superinflados, muito altos e não condiziam com os numeros existentes no balancete dos consorcios.
Eu fiz um novo acervo e acabaram me questionando sobre a tal diminuição de valores da nova para anteior. Eu simplesmente disse que o acervo é o total de ativos e passivos, desconsiderando o conta corrente do consorcio ( ativo e passivo excluindo as contas que são transitoria entre consorcio e consorciada), pois entendo que essas contas transitorias formam o desequilibrio entre as partes.
para se ter uma ideia:
ATIVO
banco: 1
Conta transitoria 100
Imobilizado 2
Total Ativo: 103
PASSIVO
Contas a pagar 5
Outras obrigções 3
Resultado exercicio 95
Total Passivo 103
Entendo que o meu acervo patrimonial é apenas 3 de ativo e meu passivo seja 8 ( resultado eu ja econheci nas consorciadas ) e havendo desequilibrio, sim, eu somo ao ativo ou passivo.
Se alguem entender de construção civil, consorcios x consorciadas e puder ajudar com Leis especificas que eu possa me basear, agradeceria a ajuda.