x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.035

CONTABILIZAÇÃO NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

HANDRIA VILHAR FALCONI REIS BERNARDINO

Handria Vilhar Falconi Reis Bernardino

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 16:20

Estimados,

Boa tarde!

Meu nome é Handria. É um prazer poder fazer parte do "contábeis.com.br".

Por gentileza, necessito esclarecer uma dúvida:

Em 2019 fechei o balanço de uma empresa com a doação de um maquinário, cuja contabilização foi feita da seguinte forma:

D - Máquinas e Equipamentos (Ativo) 
C - Doação Condicional/Máq. e Equipamentos (Patrimônio e Reservas) - Patrimônio Líquido

Ao efetuar o fechamento do balanço desta empresa em 2020, fiquei incomodada com o fato da doação feita em 2019 continuar aparecendo no Patrimônio Líquido. 

A minha dúvida é a seguinte: Uma vez que um bem é contabilizado no Patrimônio Líquido, ele vai se arrastar ali até que um dia seja vendido, ou algo parecido, ou, no ano seguinte, eu poderia fazer um lançamento introduzindo o bem no superavit ou defict acumulado?

O que está me incomodando é visualizar este bem no Patrimônio Líquido em 2020, como se tivesse sido doado neste ano calendário. Achei esquisito. 

Por favor, me ajudem. É a primeira vez que acontece isso. 

Desde já agradeço pela atenção dispensada. 

Sds,
Handria


JOSE RENAN S.P.

Jose Renan S.p.

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 2 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 17:09

Handria, boa tarde!

Ao que parece o bem foi incorporado ao Patrimônio Líquido da empresa, como se este fosse aporte de capital dos sócios, ainda que essencialmente tenha sido recebido como doação. Este valor do bem vai se arrastar no PL enquanto perdurar a atividade da empresa, a menos que tenha outra destinação futura, como distribuição de lucro ao sócios ou a manutenção da reserva.

Saldos em contas patrimoniais não são liquidados quando da virada do exercício sem que haja novo fato contábil que o modifiquem.

Tem que avaliar qual é a destinação real desse valor no PL da empresa e assim fazer os registros contábeis necessários.

Abraços,

HANDRIA VILHAR FALCONI REIS BERNARDINO

Handria Vilhar Falconi Reis Bernardino

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 17:50

Boa tarde José!

Muito obrigada pela ajuda.  

A empresa em questão se trata de uma filantropia. Não tem sócios e nem capital. 
Eu imaginei que fosse perdurar mesmo,apesar de estar me incomodando muito.
Então, estive pensando em algo para ficar bem definido: Alterar o nome da conta de: Doação Condicional/Máquinas e Equipamentos para: Doação Condicional 2019 / Máquinas e Equipamentos. 
Assim, ficará bem definido do que se trata. 
Se eu modificar a contabilização do bem de Patrimônio para uma receita, terei uma alteração bem significativa no Superavit/Deficit do Exercício.

Abraços!

Ronaldo Antonio

Ronaldo Antonio

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 11:28

Handria, bom dia!

Qual o motivo para não contabilizar a doação como uma receita ? 

E por ser terceiro setor toda doação independente de ser condicional ou não vai afetar o superávit/Deficit do exercício.

Abraços. 

Analista Contábil-Consultor em Sped

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.