Luís Henrique Nogueira
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBom dia caros colegas. Estou no terceiro ano do curso de Ciências Contábeis e a quatro meses estou trabalhando na area, auxiliando no fechamento de balanços. Hoje apereceu uma situação a qual nunca vi antes e necessito de ajuda. A empresa A e B são dos mesmos sócios, a empresa B parou suas atividades (apenas parou de comprar e vender, no entanto não foi dado baixa) em maio do ano passado. Desde então todas as suas obrigações contraidas como fornecedores, emprestimos e algumas despesas com funcionarios da época foram pagas pela empresa A. Acredito que isso feriu gravemente o principio da Etidade. A empresa B só não foi dado baixa ainda pq tem um emprestimo do BNDS para terminar de ser pago. Vale dizer ainda que a empresa B ao parar também transferiu seu estoque para empresa A sem qualquer procedimento contábil. Gostaria de saber se seria possivél fazer algum tipo de procedimento onde a empresa A pariciparia pagando as contas da empresa B e a empresa B participaria cedendo estoque a empresa A. A minha sujestão foi fazer venda da empresa B para a empresa A mas os sócios não concordaram alegando que teriam que pagar um imposto muito alto visto que o valor do estoque é de R$ 432.658,00.
Abraços