x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 265

Receita não declarada

Alex Aguiar

Alex Aguiar

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 11:29

Olá, 
Estou iniciando agora no ramo e peguei um caso complicado:

O cliente, desde 2019, tem recebido cerca de 400k reais por ano, direto em conta corrente pf, sem emissão de qualquer nota fiscal ou recibo. Ele é proprietário de um pequeno  negócio, onde declara algum faturamento, que não chega a 100k por ano. Essa entrada de 400k por ano é referente a serviços prestados sem emissão de NF. A empresa está enquadrada no Simples Nacional.

Agora está preocupado é quer regularizar a situação, inclusive a passada.

Qual seria a melhor maneira de proceder? 

Obrigado a todos.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 14:30

Alex.

No meu entendimento, a única forma de resolver esse problema, é a PF declarar os valores recebidos em conta sem lastro, como rendimento tributáveis.

As vezes o barato sai caro, pois pelo Simples Nacional a tributação por meio da PJ seria bem menor.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Alex Aguiar

Alex Aguiar

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 15:18

Vanderlei, obrigado pela resposta. Tenho outra dúvida: existe alguma maneira de declarar esse faturamento atrasado, alegando erro, através da própria pessoa jurídica? Como se fosse uma declaração retificadora.

Em outra a palavras: se considerarmos que a NF não foi emitia por erro operacional, há alguma maneira de resolver isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.