x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.124

Reginaldo Duarte Pólvora

Reginaldo Duarte Pólvora

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 18 anos Sábado | 24 fevereiro 2007 | 10:09

Bom dia,

Estou iniciando no mundo contábil e tenho umas duvidas sobre ajustes e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho as seguintes contas:

Impostos a pagar (P) - $1.000
Salarios a pagar (P) - $5.000
Peças para reparo (A) - $3.000
Equipamentos (A) - $6.000

Lçtos de ajustes:

a) Impostos a pagar, $1.000
b) Salários a pagar, $5.100
c) Inventário de peças p/ reparo, $ 1.700
d) Serviços de reparos feitos, não faturados, $13.400
e) Os equipamentos foram adquiridos em 30/12/x1 e devem ser depreciados à base de 10% ao ano.

Desculpe sem as perguntas são básicas, mas como disse estou iniciando agora e estou com duvidas nessas contas de ajuste.

Obrigado pela ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sábado | 24 fevereiro 2007 | 11:28

Bom dia Reginaldo,

Honestamente? Não sei como ajudá-lo, pois na verdade não entendi exatamente quais são suas dúvidas.

Diga-nos do que você precisa saber, formule perguntas e ficará bem mais fácil o entendimento.

Aqui no Forum "todo mundo aprende com todo mundo" conte conosco

Reginaldo Duarte Pólvora

Reginaldo Duarte Pólvora

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 18 anos Domingo | 25 fevereiro 2007 | 11:53

Realmente, não fui claro na pergunta, ou seja, acho que nem perguntei.

Mas eu quero o seguinte, lançar no livri diário as contas de ajustes, ou seja, qual conta debito, qual conta credito. Por exemplo, no Imposto a pagar eu Debito Despesas Impostos e Credito Impostos a pagar.

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2007 | 22:27

Boa noite Reginaldo,

Pelo que entendi você tem no primeiro plano de seu questionamento a situação (saldo) de algumas contas, em seguida a movimentação que houve, e quer saber como seriam os lançamentos e como ficariam os novos saldos por eles ajustados. Se for isto, o que tem de ser feito está a seguir demonstrado, senão, entre em contato para juntos eliminarmos as dúvidas.

Pelo pagamento do imposto
D - ICMS a Recolher (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) - 1.000,00

Pelo pagamento dos Salários
D - Salários a Pagar (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) - 5.100,00

Pela compra de peças para reparos
D - Almoxarifado - Peças de reposição e reparos (AC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento - 1.700,00

Pela prestação de serviços de reparos
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Receita da Prestação de Serviços (CR) - 13.400,00

Pelo reconhecimento da depreciação
D - Depreciações (CR)
C - Depreciação Acumulada - Equipamentos (AI) - 600,00

Observações:

As contas "Impostos a Pagar" e "Salários a Pagar" ficaram com saldo zerado, pois o imposto (ICMS para o exemplo) e os salários foram pagos com dinheiro do Caixa ou Banco.

A compra de Peças para Reparos foi incluída no "Almoxarifado" e paga a vista, mas poderia ter sido no "Estoque" se foram adquiridas para ser revendidas futuramente e não usadas nos serviços da empresa.

Os serviços de reparos feitos e não faturados foram (naturalmente) lançados a vista com o recebimento para o Caixa ou Banco e o reconhecimento da Receita

A depreciação dos Equipamentos foi reconhecida em apenas um ano (10%) e a "Depreciação Acumulada" registrada como redutora da conta de "Equipamentos" no Ativo Imobilizado

O Caixa (ou Banco) teve um entrada de 13.400,00 pelo recebimento dos serviços prestados a vista e três saídas de 1.000,00, 5.100,00 e 1.700,00 pelo pagamento de impostos, dos salários e de aquisição de peças para reparos, respectivamente.

Novos saldos das contas

Caixa ou Bancos - 5.600,00
Impostos a Pagar - 0,00
Salários a Pagar - 0,00
Peças para Reparos - 4.700,00
Equipamentos - 6.000,00
Depreciação Acumulada (-)600,00
Receitas - 13.400,00

Legenda
AC - Ativo Circulante
AI - Ativo Imobilizado
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade