Walquer da Silva Garcia
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia,
Recebi um cliente de lucro presumido vindo de outro escritório em fevereiro/2020, o escritório antigo transmitiu ECD de 01 À 31/01/2020 (Livro G) sem constar encerramento (contas despesa e receitas com saldos finais não transferidos para contas de resultado ou lucro). Assim deixando o Ativo final diferente do Passivo final.
Agora para transmitir o restante do período tenho problemas ao recuperar ECD anterior, ao meu ver posso tentar de duas maneiras, 1º lanço os saldos anteriores em 31/01 com o encerramento do período em 31/01 ( forma correta), ou deixo os saldos das contas de receitas e despesas em aberto conforme está na ECD para não gerar conflito de saldos anteriores.
Na 1º opção da erro que os saldos iniciais não são iguais os saldos finais recuperados da ECD anterior
Na 2º opção o erro é que tem divergência de Ativo vs Passivo nos saldos iniciais.
Entrei em contato com o escritório que transmitiu essa ECD de jan/20 e eles falaram que não está errada e que não possuí encerramento e demonstrativos pois a exigência dos mesmos são só anuais.
Mas então eles não deveriam ter transmitido um Livro A ao invés de um Livro G ?? (foi a interpretação que eu tive ao ler o manual do sped)
Agradeço se alguém que já passou por isso ou tenho conhecimento me indicar como resolver esta situação