x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 782

Posso ajustar o Capital social com a conta de Ajuste de Exercícios Anteriores

liz williams

Liz Williams

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 17:30

Olá

livro diário 2019 já foi registrado pela junta comercial, agora queremos registrar o de 2020, pórem foi observado um erro do capital social, que é de 300.000 e no registro está 150.000 então preciso lançar essa diferença de 150.000 gostaria de saber se posso colocar a conta débito na conta de ajustes de exercícios anterios visto que o antigo contador esqueceu de colocar antes do registro na junta 


Desde já, muito obrigada pela atenção aguardarei quem poder me ajudar respondendo minha pergunta.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 14:47

Liz,
A conta de "ajustes" só pode receber débitos e créditos por erros de anos anteriores que se refiram a resultados (receita ou despesa). Logo, se o capital foi integralizado de fato e entrou dinheiro no caixa da entidade vc só pode utilizar essa conta se tiver prova de que aquele dinheiro recebido foi empregado no pagamento de despesas (salários, juros etc.). O registro de despesas só pode ser feito à vista de documentos comprobatórios. 
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.