x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.075

DARF atrasado (190, Carnê Leão) e IRPF

Ifoe

Ifoe

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Software
há 2 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 22:31

Olá, boa noite.

Eu sou profissional autônomo e por muito tempo recebi como pessoa física no relativo a serviços prestados para uma empresa de fora do país (trabalho não assalariado). Todo mês eu declarava os recebimentos no Carnê Leão. Em Janeiro de 2020, porém, atrasei o pagamento em mais de um mês. Calculei, então, juros e multa pelo Sicalc. Ao declarar o imposto de renda sobre pessoa física, neste ano, cai na malha fina e o e-CAC reportou que o valor do DARF pago que eu declarei na declaração de imposto de renda para o mês de janeiro diferia do valor recebido. Eu declarei como pago o valor total com a multa e juros, no qual possuo comprovante de pagamento, enquanto que a receita afirma que esperava o valor sem o acréscimo (isto é, eu tô dizendo que paguei mais do que a Receita afirma que recebeu).

Gostaria de saber se ao pagar o DARF atrasado eu deveria ter informado apenas o valor principal (sem multas ou juros) na DIRPF, ou se fiz correto e devo esperar e apresentar o comprovante de pagamento à Receita quando solicitado.

Obrigado,
Igor

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sexta-Feira | 28 maio 2021 | 12:07

Informar somente o valor do principal. Juros e multa não são imposto, são acréscimos pelo recolhimento em atraso. Retifique a sua declaração, com os valores corretos e reenvie.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.