x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 708

Distribuição de lucros da receita de filiais

MICHELLE FERNANDA CORREA EMMER

Michelle Fernanda Correa Emmer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 18:12

Ola!

Estou com uma situação em que a empresa teve receita somente nas filiais sendo assim eu fiz a distribuição de lucro das filiais, a matriz não teve receita, no caso terei que transferir essa distribuição para matriz, minha duvida é como devo fazer essa transferência já que na matriz não houve receita.

Não encontrei nada especifico sobre esse assunto.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 14:32

Michelle,
Não existe lucro de filial tendo em vista que o lucro é gerado pela sociedade como um todo. Você pode alocar receitas e despesas nas diversas filiais, mas, para fins de Balanço, deve considerar o valor global da sociedade. Se o seu plano de contas não faz a integração automática, talvez vc possa utilizar um sistema de contas transitórias. Exemplo:

D: Conta transitória
C: Despesas Filiais 1, 2, etc.....

D: Receitas Filiais 1, 2, etc...
C: Conta transitória

No final, os saldos das contas transitórias são "transferidos" para conta "Resultado do Exercício" e desta para as contas de "Lucros Acumulados" ou Reservas. Note que essas contas com finalidade "transitória" normalmente existem nos planos de contas; faça uma busca meticulosa para verificar se elas já não estão lá. Se não estiverem, pense seriamente em reformular o seu plano de contas. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.