x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.587

Como lançar lucro distr./caixa na contabilidade?

Wilson Luís

Wilson Luís

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 19:01

Não faço a contabilidade no meu escritório, cuido de outros setores, meu sócio que faz e acho que tem algo errado.
Temos um cliente que fazemos a contabilidade pelo lucro presumido e todo ano quando fecha a contabilidade dá lucro e consequentente meu sócio distribui p/ os sócios da empresa.
A dúvida é a seguinte:

Ele faz a distribuição mas não tira essa distribuição de lucro do caixa e o caixa todo ano fica cada vez mais alto? Isso é correto? Caso não seja como ele deve preceder? (como já disse nessa área da contabilidade propriamente dita sei pouca coisa).

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 11:34

Wilson Luís

Pela distribuição do lucro, quando pago em dinheiro, deverá ser baixado do caixa ou banco.

Num lucro presumido com contabilidade a contabilização ficaria assim:

Pelo pagamento do lucro

D-Lucro a Pagar(PC)
C-Caixa ou Banco(AC)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Wilson Luís

Wilson Luís

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 13:49

Muito obrigado pela resposta. Sempre achei isso obvio, mas como não sou eu quem faz e como já disse não me aprofundei na contabilidade propriamente dita, não quis discutir c/ meu sócio.
E desculpa mais uma vez a ignorancia só p/ confirmar entre parentes esse PC é passivo circulante e AC é ativo circulante? rsrsrs

E mais uma vez só p/ me ajudar, pois vou imprimir isso e passar p/ meu sócio, apesar de eu ter entendido e confirmar minhas suspeitas que o lucro tinha q sair de alguma forma do caixa ou banco como vôce disse, me responde o seguinte:

Esse procedimento é o certo? E você mesmo faz isso na sua contabilidade também?

Ah, vi que você colocou lucro a pagar, depois tenho que dá pagamento dessa conta p/ os sócios, ou morre ai o procedimento, como funciona? Se não for pedir muito.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 16:03

Wilson Luís

Em primeiro lugar veja o que o Aurelio fala sobre o substantivo feminino ignorância "Estado de quem ignora ou desconhece alguma coisa, não tem conhecimento dela". Eu desconheço de varias. Portanto não há motivo para desculpa.

Omiti um lançamento por achava que era óbvio. Os lançamentos seria assim:

Pelo lucro apurado
D-Lucro Liquido(CR)
C-Lucro liquido no Exercicio(PL)

Pela destinação do Lucro
D-Lucro Liquido(PL)
C-Lucro a Pagar(PC)

Pelo pagamento do Lucro
D-Lucro a Pagar(PC)
C-Banco ou Caixa(AC)

OBS: AC=Ativo Circulante, PC=Passivo Circulante, PL=Patrimonio Liquido, CR=Conta de Resultado(receita ou despesa)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade