Vanessa da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sandro Machado,
Como voce chega no número 1.2 ?
Se a margem de lucro for 30%, será qual número ?
Você empreende, nós gerenciamos !
respostas 40
acessos 397.081
Vanessa da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Sandro Machado,
Como voce chega no número 1.2 ?
Se a margem de lucro for 30%, será qual número ?
Afonso Farias Barros Silva Filho
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Se a margem de lucro é de 20% então temos 100% de mercadoria mais 20% de lucro = "120% de vendas" ou 1.2
Se a margem é de 30% então o "número" será 1.3
Acho q é isso.
Agora, não entendi ainda a colocação do M Messias Santos na questão preço de custo e preço de venda...
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeAfonso Farias Barros Silva Filho
É simples. Me responda: Vendir uma mercadoria por 1000,00. Sabendo-se que minha margem de lucro sobre as venda é 20%, pergunta-se quanto custou esta mercadoria?
Acesse: Margem Bruta x Markup
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Simples mesmo.
Obrigado.
Quanto ao exemplo que colocaste, pelo markup o custo seria R$ 833,34, já pela margem bruta, ao meu ver não tem como saber, pois não temos como chegar ao custo líquido sem o preço de custo que é exatamente o que queremos.
Mas entendi que quiseste apenas chamar a atenção que não é "totalmente verdade".
Obrigado.
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeAfonso Farias Barros Silva Filho
Não. Está fazendo confulsão novamente o Custo é R$ 800,00 porque ((1000 x (100%-20%)) é igual a 800,00
O Markup é 25% porque 800 x 1,25 = 1000,00
Markup que dizer marcar para cima.
Em suma,
MBC = 1000-800/1000 = 0,20 ou seja 20%
Markup = 1000-800 /800 = 0,25 ou seja 25%
onde:
1000 é o preço de venda
800 é o preço de custo
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Tô confuso mesmo.
800+20%=960
833,34+20%=1000,008
E essa diferença que fica, o que significa?
Seria os impostos?
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeCara
Não é nada disso que voce está escrevendo.
Se tenho 1000 de vendas e estou ganhando 20% no valor das vendas é evidente que estou ganhando 200. Portanto 1000-200=800 que é o custo.
Preço de custo + Markup = Preço de Venda: 800+25% = 10000
Preço de Venda - MBC = Preço de custo: 1000 - 20% =800
MBC sobre vendas NÂO PODE ser aplicada sobre o custo. È sobre vendas e não sobre custo.
No SEBRAE tem curso de graça sobre formação de preço
Quando é aplicado um percentual num determinado valor , no novo valor não pode ser aplicado mesmo percentual para chegar ao valor original. Exemplificando: tenho 1000 e vou acrescentar 25%, passarei a ter 1250. Porem, não posso aplicar 1250 - 25% porque não vai dar 1000,00.
Victor Hugo
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia pessoal!
Como acho o estoque de uma empresa, com seguinte dados:
Faturamento de R$99.683,00
Compras de R$11.537,00
Obs, estamos jogando aquisição de mercadorias direto no CUSTO, e isso não pode, por isso tenho que achar o ESTOQUE para que possamos jogar no ATIVO.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeVictor,
Apesar de não concordar com estes valores hipotéticos de estoque, para saber o seu valor, terá que constar a margem de lucros da empresa; na minha humilde opinião, é a própria empresa é que deve fornecer o valor do seu estoque, esta tarefa é de sua responsabilidade.
Falando do custo, entendo que posso usar a conta estoque ou não, e que posso lançar as compras(+ despesas c/fretes da compras, seguros e outras) diretamente nos custos, pois se as mesmas são custos, porque não?
Um abraço,
Edval Gomes Cardoso
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Victor,
Pelo que entendi voce não tem controle do estoque e quer corrigir e, portanto, a unica solução é estimar o estoque e, para isso, procure saber qual o percentual de margem de lucro na venda das mercadorias.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia a todos
Com base na evolução deste debate permitam-me deixar uma opinião imparcial e isenta de motivos pessoais.
Preliminarmente é necessário citar que de acordo com as práticas contábeis geralmente aceitas a apuração do Custo das Mercadorias Vendidas é um procedimento importantíssimo porque disto advém o "Resultado da Conta Mercadorias" que influencia diretamente a Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxos de Caixa e Balanço Patrimonial.
É necessário observar que independentemente da forma de controle de estoques (permanente ou temporária) e do tipo de apuração de custo (Custo específico, PEPS, UEPS ou CMPM) tal custo deverá obrigatoriamente estar vinculado ao valor exato dos estoques ao fim de cada período, e indiscutivelmente este valor exato só pode ser apurado (controle temporário) ou conferido (controle permanente) no levantamento físico do estoque.
Portanto, como o cálculo do custo depende de controle dos estoques, é oportuno mencionar que pela legislação vigente também é obrigatório o preenchimento do Livro Registro de Inventário, onde são detalhadamente relacionados os produtos da entidade.
Conclusão:
Qualquer valor atribuído ao estoque final sem o levantar fisicamente, e fazer isto com uma operação matemática ou qualquer outro procedimento escuso, seriamente viciará os valores apurados e frontalmente atingirá em primeiro lugar a lesgislação tributária cabível (lucro real, lucro presumido e simples) onde está prevista a obrigação do Registro de inventário, e também o Código de Ética Profissional do Contador prevista na Resolução CFC 803/1996, cuja parte que se relaciona a esta opinião reproduzo abaixo:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade