Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.159

ECD - Lançamento de ajuste de exercicios anteriores CSLL

FERNANDA

Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 junho 2021 | 16:51

Boa tarde, tenho uma duvida, conferindo a contabilidade notamos que a ECD de 2019 foi fechada faltando a provisao da conta de CSLL,  e da DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS  pesquisando aqui no forum, vi que posso fazer um ajuste agora na ECD de 2020 atravez da conta ajuste de exercicios anteriores, porem tenho duvida em como ficaria esse lançamento para fazer la na ECD; sendo as contas faltantes 
* D-  provisao de CSLL
    C - CSLL a recolher             

* D- Lucros do exercicio
  C - Lucros a distribuir


Qual o lançamento que deveria fazer para cada caso, dentro da ECD, usando a conta Ajuste de exercicios anteriores?

Grata desde ja!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 2 anos Sexta-Feira | 18 junho 2021 | 07:53

Bom dia !
Somente o lançamento da provisão de CSLL deverá ser contra a conta de ajustes de exercícios anteriores:
D - Ajustes de Exercícios Anteriores - PL
C - CSLL a pagar - PC

O lançamento de distribuição de lucros não tem origem no resultado, por isso não deve ser usada a conta de Ajustes:
D - Lucros do Exercício - PL
C - Lucros a distribuir - PC

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.