x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 492

Compensação de prejuízo

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 22 junho 2021 | 22:19

Boa noite Lívia, bem o Lalur que é o livro de apuração do Lucro Real, trata-se de um livro de escrituração de natureza meramente fiscal, criada pelo Decreto-Lei 1.598 de 1977. Bem após a apuração do resultado do período, se o resultado apurado for um lucro o sistema lançará a compensação do período fiscal prevista na lei automaticamente na parte A do lalur. Depois deve-se verificar o valor informado e lança-lo na parte B manualmente o valor desta compensação.

IARA

Iara

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Terça-Feira | 10 janeiro 2023 | 18:05

Boa tarde, estou com a mesma dúvida. Trabalho com uma empresa do lucro real, a mesma teve prejuízo ao encerrar o ano calendário de 2021, em 2022 nos 3 primeiros trimestres foi compensado esse prejuízo no LALUR, porém ao encerrar o 4º trimestre, e conferir o balanço, ainda consta o prejuízo. Sou recém formada, estou aprendendo na prática. Alguém pode me dizer se é necessário fazer algum lançamento?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 11 janeiro 2023 | 10:25

Entendo que este é um caso atípico, o mais normal seria o contrário, ou seja, a contabilidade passa a apresentando lucro acumulado, contudo, o LALUR ainda constar prejuízo fiscal, devido a limitação de 30% da compensação de prejuízo fiscal.

Pelo que entendi, a apuração do Lucro Real citada é trimestral: Recomendo a conciliação da Parte A e B do Lalur dos 4 trimestres (4º/21 até 3º/22) juntamente com a DRE contábil, DMPL e Balanço patrimonial, para verificar se os lançamentos do Lalur estão adequados.

Talvez possa existir alguma despesa que foi lançada como adição apenas na parte A, gerando esta situação, contudo, é necessário que você avalie de forma detalhada os registros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.