x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.613

ATIVO EM PODER DE TERCEIROS

carla cristina de almeida

Carla Cristina de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 16:19

Boa tarde,

Compramos um ativo que ficará em uma empresa terceira que irá produzir produtos para nossa empresa, iremos fazer a nota de remessa de ativo imobilizado em poder de terceiros.
Minha duvida é quanto a tratativa da contabilização e depreciação, visto que o item é um ativo imobilizado para nós e estará exercendo a função em terceiros, a depreciação será uma despesa para nossa empresa ou da terceirizada?

Quanto a tratativa da nota de remessa, como contabilizarei? será debitada da conta "ativo em poder de terceiros"?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 22:25

Boa noite Carla, bem a despesa com depreciação deve ser da empresa dona do equipamento, mas claro que isto depende do que diz o contrato de  aluguel ou empréstimo do ativo imobilizado. Bem quanto a nota fiscal de remessa, trata-se deum documento simplificado para o controle da movimentação e transporte de produtos, assim permitindo a origem da mercadoria em caso de fiscalização. Quanto a contabiliação esta correto sim debitar na conta ativo em poder de terceiros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.