x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.380

Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 3 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 17:28

Boa tarde pessoal! Preciso de CND pra averbar construção  PF, estou em dúvida em como declarar a aréa decadente pois no habite consta o acréscimo, mas desse acréscimo metade tem mais de 10 anos, quando acesso o sistema me dá vincular e pré preenchimento, alguém me orienta nos passos, obrigada!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 09:28

Com o Sero você pode fazer aferições parciais
Ex: Você tem o Habite-se com 200m2 de área construída
e 100m2 está decadente
Faça a aferição com a data decadente de 100m2 - Coloque o início e o término antes de 2016
E depois (em outro mês) faça a aferição dos 100m2 restante - com início e término depois de 2016
Lembrando que terá que fazer essas 2 aferições em separado e em meses diferentes

Ao final terá a CND dos 200m2 - sendo uma parte decadente e outra com pagamento previdenciário.

APARECIDA MOTA
Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 3 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 10:38

Bom dia Aparecida, muito obrigado pela atenção. Mas as duas aferições é feita na opção pre preencimento pra conseguir declarar essas area decadente e não decadente?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2021 | 21:21

Boa noite!

Você precisa regularizar o imóvel com dois CNOs diferentes, um correspondente a área decadente e outro referente ao acréscimo em período não decadente ou com período parcialmente decadente.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
José Alípio Barbosa Ramos

José Alípio Barbosa Ramos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 14:33

Boa tarde, colegas

Meu cliente recebeu o Aviso para Regularização de  Obra, entretanto, quando o sistema SERO (aferição de obra)  apresenta instabilidade há vários dias aparecendo  o erro "Service Unavailable", não sei mais o que fazer, já falei com o Chat da RFB e reclamei na ouvidoria e até agora nada.  Se algum colega puder relatar se conseguiu de outa forma, antecipadamente agradeço.

FERNANDA BOTELHO

Fernanda Botelho

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 11:28

Bom dia Sinara.
Voce faz com um unico CNO. Vc vai fazer a informação parcial e quando virar o mes faz da area restante.

Bom dia Jose, consegui fazer ontem quase perto das 17:00.
Tenho outra pra fazer hoje e o site tambem esta instavel.
A saida é ir tentando durante todo o dia.

Juliano Azi

Juliano Azi

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 22:43

Olá pessoal, tudo bem?
Estou com dúvidas nessa aferição no SERO.
Preciso fazer a aferição de uma obra de uma empresa de construção civil. A própria empresa construiu o prédio, ela é a proprietária do imóvel. E ela não tem contabilidade regular.
A obra teve início em 10/06/2021. Já está quase pronta.
Já fiz o CNO e vinculei o Alvará. OK
Ao entrar no SERO para fazer a aferição, aparecem vários HABITE-SE's parciais. E não se como proceder dai pra frente.
É uma obra com Subsolo, Térreo, 1º pavimento, 2º pavimento, 3º pavimento e 4º pavimento. Acha que cada habite-se que aparece lá é de um pavimento. Área total de 926,10 m². Sendo que o subsolo é composto de uma vaga de garagem privativa + ponto comercial. A partir do térreo é residencial multifamiliar.
Alguém poderia por favor me ajudar? Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade