x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.971

CONTABILIDADE DE ASSOCIAÇÃO

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 18:51

Boa noite,
Estou com uma dúvida quanto ao lançamento e provisões para uma associação, quem puder me ajudar ficarei muito grato !!!

A questão é o seguinte, esta associação recebe doações e possui uma conta bancária para isto e tem as despesas próprias, porém ela trabalha em projetos, e para cada projeto é criado uma conta bancária onde esta é estipulada um valor para gastar com pessoal e outras despesas, agora a minha dúvida , como contabilizar os gastos com pessoal e as demais despesas e fazer as devidas provisões, já que os gastos não são diretos a associação e sim ligado ao projeto. 
O antigo contador, no recebimento do valor destinado ao projeto criava uma conta no passivo com o nome do projeto e uma conta no ativo com o banco destinado ao projeto, e quando realizava os pagamentos, fazia o encontro de contas até o valor chegar a zero, dito isto gostaria de saber se está correto esse conceito e qual maneira de provisionar uma folha de pagamento, por exemplo, para poder controlar os pagamentos.

Não sei se fui claro, mas agradeço a atenção.

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 17:42

Obrigado pela resposta Fernando, referente as provisões para estes projetos, como devem ser feitos???

Grato

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 11:07

Bom dia Gabriel, bem o lançamento da provisão para associação é assim, bem primeiramente vou esclarecer que este tipo de associação que você descreveu, popularmente trata-se de uma ONG, embora a palavra ONG não exista na legislação e sim associação. bem eu trabalho com duas associações aqui na minha região  e realizo assim o lançamento das provisões :
D- Crédito de Atividades Sociais 
CA- Mensalidades (AC)
C- (CS) Mensalidade e Contribuições
CA- Mensalidades de Associados (CR)
Para efeito de Recebimento:
D- Caixa/Bancos (AC)
C- Crédito de Atividades Sociais- Mensalidades de Associações (AC)
Vou colocar uma legenda explicando os nomes das siglas:
CS- Conta sintética
CA- Conta Analítica
AC- Ativo Circulante
CR- Conta de Resultado
Bem Gabriel espero que você consiga compreender se ficou alguma dúvida me pergunta.

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 11:23

Bom dia Fernando , obrigado pelo retorno !!!

Referente a associação que começamos a trabalhar ela faz parte de projetos ligados ao esporte, sendo assim vou dar um exemplo prático de como acontece os recebimentos ... a prefeitura disponibiliza um X valor para que a Associação faça um projeto ligado a X esporte, nesse X valor está incluso despesas com funcionários que serão contratados somente para prestação desse projeto, uma verba destinada ao contador, e ai por diante. A dúvida que eu fiquei, é por exemplo, como irei provisionar a folha de pagamento/impostos s/ folha destinada somente a este projeto, visto que não se caracteriza como despesa para a empresa.

Referente ao recebimento dos projetos, estou realizando os lançamentos da seguinte maneira:
D - Banco (AC)
C - Projeto X (PC)

E no pagamento faço o inverso.

Muito obrigado !!!!

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 11:59

Bem Gabriel, eu vou te fazer uma pergunta? esses repasses disponibilizados pela prefeitura são depositados na conta da associação? se a resposta for sim, esta operação se caracteriza como uma receita para a associação, fico esperando a sua resposta.

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 12:14

Na verdade a Prefeitura cria uma conta para cada Projeto novo, então digamos que para o Projeto X ela cria uma conta, para o Projeto Y ela cria outra conta, e dentro dessas contas disponibiliza os valores para suprir os custos dos projetos. Sendo assim, no meu plano de contas tenho um Banco próprio da Associação com recursos livres e os demais Bancos ficam em Recursos de Terceiros.

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 12:53

Isso, na verdade não são doações recebidas, pois os recursos disponibilizados são atrelados diretamente ao projeto, não podendo ser usados para outras finalidades da Associação.
Então como mencionei acima, eles disponibilizam o recurso e o mesmo é criado uma conta destinada ao projeto.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 16:01

Boa tarde Gabriel, bem então os recursos financeiros de terceiros em poder da entidade em virtude de parcerias devem ser depositados em contas bancárias especificas, o que é o caso que você mencionou para que não se misture com os recursos próprios da entidade. E a medida de sua liquidação, ou seja a realização de pagamentos vinculados ao projeto, baixa-se na correspondente conta. 

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 16:35

Compreendo, estou fazendo dessa maneira. A dúvida que eu fiquei é em questão ao registro das despesas referente ao projeto, já que não se trata de uma despesa direta da associação, como devo proceder quanto a provisão dos documentos referente ao projeto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.