x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.484

Equivalência Patrimonial - Lucro Desproporcional

Junior Fernandes

Junior Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 18:21

Boa noite pessoal, espero que estejam bem.

Possuo uma dúvida relacionada ao cálculo e contabilização da equivalência patrimonial quando ocorre distribuição de lucros desproporcionais.

Exemplo: Investida (A) possui duas investidoras (B) e (C) com 50% de participação cada. Mas no contrato social é previsto a distribuição de lucros desproporcionalmente. Sendo assim investidora (B) recebe 60% do lucro e Investidora (C) 40%. Como é feito o cálculo e lançamento da equivalência? Atualmente a diferença que se dá pela desproporcionalidade seja a maior ou a menor, lanço PL contra Investimentos (ANC). Está correto?

Qual a melhor forma de contabilizar esse ajuste?

Diogo Gilliê

Diogo Gilliê

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 27 maio 2022 | 09:01

Prezados!
Este tópico não teve mais respostas, porém, estou com a mesma dúvida colega do Junior Fernandes e não entendi a solução apresentada pelo colega Eurus Bahniuk.
No meu caso, a investida tem 3 sócios, sendo 1 deles a empresa controladora. Os outros 2 sócios retiraram mais do que sua participação.
Se partirmos do principio de que os outros 2 sócios (CPFs) não possuem nenhuma relação com a empresa controladora (CNPJ) , não deveria ser considerado na contabilidade da controladora um direito em contrapartida do crédito que precisará haver na conta do investimento?
Alguém saberia responder a esta questão?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.