x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 358

Como fazer a retirada do pró-labore retroativo?

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 1, Nutricionista
há 3 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 18:04

Olá, boa tarde.

Não sou da área de contabilidade, inclusive não entendo quase nada sobre o assunto, mas estou com uma empresa aberta e não tenho muito auxílio da contadora.
Minha empresa está aberta desde Maio, simples nacional, e comecei a emitir NF em junho e agora em julho, mas ainda não fiz pagamento dos impostos, pois será somente no dia 20/07 em cima do mês de junho.
Segundo a contadora, para a retirada do pró-labore a partir de agora eu preciso fazer o retroativo, ou seja, pagar a guia GPS referente ao INSS de 2 meses + juros e multas (maio e junho). A minha dúvida é se é necessário fazer o retroativo de 2 meses? Pois não foi emitida nenhuma NF em maio, somente em junho e julho.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 18:24

Boa Tarde Ana,

A retirada de Pró-labore é devida ao empresário a partir do momento em que a empresa entra em funcionamento das suas  atividades.

Se as atividades da empresa se iniciaram em junho, o Pró-Labore é devido a partir desses mês, e recolhe-se o INSS no proximo dia 20/07.

Abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.